São José imuniza público de 10 a 11 anos contra dengue

maio 7, 2024 0 Por Admin

Ariane Caldas


Secretaria de Saúde

Logo pela manhã, a Adriana Simões procurou a UBS Resolve do Jardim Satélite (região sul) para vacinar o filho Diego, de 11 anos, já no primeiro dia de imunização contra dengue. “Eu fico muito preocupada devido ao número de casos, então quando soube que começaria aqui fiquei aliviada”, disse.

Assim como Adriana e Diego, outras famílias aproveitaram esta terça-feira (7) para levarem suas crianças e adolescentes de 10 a 11 anos para vacinar, logo no início da campanha da Prefeitura de São José dos Campos. 

Diego foi um dos primeiros a receber a imunização na UBS do Jardim Satélite | Foto: Adenir Britto/PMSJC

Apesar da prevenção com a vacina, Miguel Matos Ferreira, de 11 anos, sabe que para proteger toda a família, os cuidados precisam continuar em casa. “Não podemos deixar água limpa parada, tem que usar repelente e muitos outros cuidados”, afirma.

Acompanhando tudo de pertinho, a mãe Marina Margarida, fica orgulhosa pela coragem e sabedoria do filho. “Deixo o repelente na ponta da mesa para não esquecer e converso com o meu outro filho também. O que a gente puder fazer para se prevenir é um jeito de ajudamos os outros também”, destacou.

Todas as UBSs têm vacinação para o público-alvo da campanha | Foto: Adenir Britto/PMSJC

A imunização está disponível em todas as 40 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve e nas 5 Unidades Avançadas para o público com idade de 10 e 11 anos (11 anos, 11 meses e 29 dias).

Os endereços e horários de funcionamento das unidades estão disponíveis para consulta no site da Prefeitura. Importante ressaltar que a vacinação é encerrada uma hora antes do fechamento da unidade.

Público-alvo

O público elegível para a vacinação segue a orientação da Secretaria do Estado de Saúde, após o Ministério da Saúde retificar o número de doses enviadas para cada município.

Em São José o publico de 10 a 11 anos corresponde a 17.805 pessoas, de acordo com o censo IBGE de 2022.

Vacinação

A vacinação contra a dengue tem como objetivo a redução das hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções pelo vírus da dengue.

O esquema vacinal recomendado corresponde à administração de 2 doses, com intervalo de 3 meses entre as doses.

Os pais ou responsáveis devem comparecer na Unidade de Saúde com documento de identificação e a caderneta de vacinação.

Caso a criança ou o adolescente tenha sido diagnosticado com dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal.

Em caso de contaminação por dengue após a primeira dose, deve-se manter a data prevista para a segunda dose, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e a segunda dose.

Mais informações e orientações.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde