Programa Asfalto Liso chega à Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

maio 7, 2024 0 Por Admin

Programa Asfalto Liso vai recapear toda a Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá até a segunda quinzena de junho – Seconserva/Prefeitura do Rio

Uma das principais ligações entre as zonas Norte e Oeste começou a ter o pavimento recuperado, nesta segunda-feira (6/5). O programa Asfalto Liso chegou à Avenida Menezes Cortes, conhecida como Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá.  Para dar celeridade às obras, os serviços de fresagem e recapeamento são realizados tanto de dia quanto de noite. Os trabalhos devem estar concluídos em 28 dias úteis, mas esse prazo pode variar em função das condições climáticas.

Para minimizar o impacto no trânsito, a intervenção acontece em etapas, com dois times da Secretaria Municipal de Conservação trabalhando simultaneamente. Primeiro, homens e máquinas atuam na pista sentido Grajaú, na faixa da direita, na altura do Hospital Cardoso Fontes e em outro trecho cerca de 600 metros à frente. Ao todo, aproximadamente 1,5 km por faixa da via ficará interditado durante o dia para a fresagem, sendo liberado após a aplicação de massa asfáltica, feita à noite.

O secretário de Conservação, Marco Aurelio Regalo de Oliveira, ressaltou a importância de recuperar a pavimentação da Estrada Grajaú-Jacarepaguá.

– O recapeamento da Grajaú-Jacarepaguá era uma demanda antiga da população carioca. Como é de praxe nas intervenções do programa Asfalto Liso, foi feito um projeto que leva em conta as particularidades da via, baseado em um estudo técnico do pavimento existente. Nos trechos curvos, será aplicada uma camada de microrrevestimento asfáltico para aumentar a aderência pneu/asfalto e dar mais segurança a motoristas e passageiros – disse Marco Aurelio.

Ao fim dos trabalhos na faixa da direita, terá início a fresagem na faixa da esquerda, até completar todo o sentido Grajaú. Em seguida, será executado o mesmo planejamento no sentido Jacarepaguá. As interdições serão realizadas até 26 de maio, no sentido Grajaú, e entre os dias 27 de maio e 22 de junho, no sentido Jacarepaguá.

As operações contarão com o monitoramento de agentes da CET-Rio, da Guarda Municipal e de orientadores de tráfego contratados.

Categoria:

  • 7 de maio de 2024
  • Marcações: Asfalto Liso Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá CET-Rio conservação Guarda Municipal trânsito