Estágio na administração pública de MS prepara acadêmicos para o mercado de trabalho – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

maio 8, 2024 0 Por Admin

Fazer estágio em uma secretaria que organiza a estrutura do poder executivo estadual tem sido desafiador para a Giovana Esperidião da Silva Montoso, 21 anos, acadêmica do curso de Jornalismo na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Integrante do Programa de Estágio do Governo de MS, ela trabalha na Secretaria de Estado de Administração (SAD), está no último semestre do curso e sente que está preparada para o mercado de trabalho com a experiência que tem vivenciado nesses últimos meses.

No setor onde atua, na assessoria de comunicação a Giovana exerce diversas atividades, como acompanhar a agenda do secretário, atualizar o site do órgão, produzir conteúdos jornalísticos para alimentação dos canais de comunicação do Governo do Estado, relacionados a SAD, produzir artes e vídeos para as redes sociais e ajudar na comunicação interna da secretaria.

“Tenho aprendido muito sobre a forma de comunicar as informações, principalmente em um órgão governamental, algo que eu não havia tido contato e experiência antes de estagiar aqui na SAD. Gosto das atividades que eu exerço e me sinto preparada para atuar na área como profissional”, declarou Giovana.

A Assessora de comunicação da SAD, Raquel dos Passos e a estagiária Giovana Esperidião da Silva Montoso

A sua supervisora Raquel dos Passos, é assessora de comunicação da SAD e acredita que o Programa de Estágio é uma oportunidade valiosa para os acadêmicos, por proporcionar a prática dos conhecimentos teóricos adquiridos na universidade.  

“O programa oferece um espaço formativo que vai além do convencional, buscando por meio das capacitações ofertadas durante o estágio, desenvolver habilidades técnicas, autonomia intelectual e profissional dos estagiários, e ainda, aos egressos do programa, a inclusão dos recém-graduados no mercado de trabalho”, comentou.

A SAD é o órgão do Governo de Mato Grosso do Sul que integra amplas frentes de atuação da administração pública estadual. Entre as competências da pasta, destacam-se a gestão patrimonial e de compras do Estado, a concepção de políticas e diretrizes relativas à classificação de cargos, organização de carreiras, remuneração, seguridade social e benefícios dos servidores da administração direta, autarquias e fundações.

Programa de Estágio do Governo de MS

O Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundect e Segov, em parceria com a UFMS, UEMS e Fapec. É coordenado pela Segem. Participam do Programa acadêmicos da UFMS, UEMS, UCDB, IFMS, Uniderp e UFGD.

O objetivo é proporcionar experiência aos jovens acadêmicos de cursos de graduação do Estado, oferecendo formação na área de gestão e administração pública, aplicadas às várias atuações e frentes políticas e governamentais, bem como formação aos gestores estaduais que recebem os estagiários em suas respectivas pastas.

A carga horária do estágio é de 30 horas semanais, com seis horas diárias de atividades. É ofertado uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.100,00 e seguro, além de auxílio-transporte, no valor de R$ 200. A duração do estágio é de 12 meses, podendo ser prorrogada pelo mesmo período.

Renata Brum, Comunicação Segem