Crianças, idosos e até cão caramelo são resgatados em helicóptero de MS – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

maio 6, 2024 0 Por Admin

Atuando no Rio Grande do Sul desde o último final de semana, o helicóptero esquilo, prefixo PT-FRN, da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul), já resgatou 25 pessoas, entre elas crianças, idosos, pessoas portadoras de deficiência e até um cãozinho caramelo.

Além disso, o helicóptero também está sendo utilizado para transporte de mantimentos e já transportou 1.050 marmitas, 940 garrafas de água e 200kg de medicamentos.

O coronel da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) Rosalino Gimenez Filho, coordenador-geral do Policiamento Aéreo (CGPA) e chefe da missão de ajuda humanitária ao RS, relata como estão os primeiros dias de trabalho.

“Nós pudemos constatar a realidade pela qual estão passando nossos irmãos aqui do Rio Grande do Sul. Enfrentamos as dificuldades no início de tempo. Agora o tempo já se firmou e já ressoou bastante trabalho de resgate de pessoas que estão ilhadas, levando mantimentos, água e medicamentos. Nesses primeiros dias tivemos muitos êxitos nos resgates de pessoas e na condução de serviço de assistência junto com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul”, destaca o coronel.

Em apenas uma ocorrência com o helicóptero, foi feito o resgate de seis integrantes de uma família que estava ilhada, uma dessas pessoas portadora de deficiência. Também havia pessoas idosas e animais.

“O resgate foi feito com a ajuda de um guincho da aeronave. É uma aeronave com tecnologia de ponta e estamos utilizando para o resgate. Levando-as pessoas para um lugar seguro”, disse.

Maiores desafios

Coronel Gimenez disse que um dos grandes desafios no momento é encontrar local seguro para pousar a aeronave.

“Em muitas vezes a aeronave não tem um local seguro para realizar o pouso e há várias áreas restritas, exigindo bastante da tripulação para resgatar as pessoas. Estamos vendo de perto o sofrimento e a realidade das pessoas e como é importante a atuação do poder público nessas ações. O Estado de Mato Grosso do Sul tem feito a diferença aqui. Está sendo uma experiência gratificante e nos prepara também para outras situações que porventura possa ocorrer” concluiu.

Tenente Albuquerque, Sejusp

ATENÇÃO IMPRENSA: o pack do resgate feito pelos militares de Mato Grosso do Sul está disponível em https://drive.google.com/drive/folders/1neadDjKQgUb7rxpUjhMxIK9XfLIVibVK?usp=sharing