Agência Minas Gerais | Programa da Copasa transforma vida de moradores de áreas rurais do Norte do estado

maio 5, 2024 0 Por Admin

A Copasa, por meio do programa Universaliza Minas, tem transformado a realidade dos moradores de comunidades rurais do Norte do estado, com a oferta de água tratada e saneamento básico.

Desde o início das obras, a companhia alcançou a marca de quase 7 mil pessoas beneficiadas em 30 localidades pertencentes a 11 municípios da região. Dessas comunidades, nove já tiveram as obras concluídas e em outras 23 localidades as intervenções estão em andamento.

Com investimentos de R$320 milhões em todo o estado, a iniciativa inédita no Brasil visa garantir o acesso à água tratada e saneamento a mais de 230 mil habitantes, residentes em 400 pequenas localidades do estado, de 156 municípios, para atingir as metas do Novo Marco Legal do Saneamento até 2033. 

Universaliza Minas

O programa Universaliza Minas foi criado para atender a uma reivindicação histórica da população que vive em distritos mais afastados dos grandes centros urbanos e continuará no radar da Copasa, que planeja beneficiar outras localidades do estado.

Entre as localidades norte-mineiras contempladas pelo programa estão Carrasco, Várzea Bonita, Caraíbas, Laranjeiras, Pé de Serra, Tocantins, Santana e Lapão, no município de Januária, com obras em execução, visando atender cerca de mil moradores.