
Prefeitura trabalha na reestruturação administrativa
junho 26, 2025Paula Pessoa
Governança
Diante do cenário da gestão da Administração Municipal, iniciada em 2025, foi aprovada a reestruturação administrativa da Prefeitura, por meio de projetos de lei apresentados à Câmara.
A reestruturação teve início com a criação da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, seguida pelas Secretarias de Mobilidade Urbana, Apoio Social ao Cidadão, Gestão de Obras e Governança, com foco em planejamento e modernização.
As mudanças administrativas consideram os desafios atuais da gestão pública, as modalidades e estruturas de cada secretaria municipal, com suas particularidades e conforme a legislação vigente. O objetivo é atender aos eixos da gestão pública: simplificação, inovação, gestão aberta e compartilhamento de recursos.
Algumas novidades:
– Com foco na melhoria do planejamento do município, foram criados os Departamentos de Planejamento Estratégico de Obras Públicas e de Transportes Públicos. A mudança também visa atender à nova Lei de Licitações, que prioriza o planejamento na gestão.
– Visando ao aumento da eficiência administrativa, foram criadas a Assessoria voltada às Parcerias Públicas e Investimentos e a Subprefeitura de São Francisco Xavier
– Com maior enfoque nas políticas sociais, na Secretaria de Apoio Social ao Cidadão foi criado o Departamento de Promoção da Cidadania, bem como uma Assessoria voltada especialmente à temática das políticas para crianças e adolescentes.
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