Projeto Chega Junto da Prefeitura de João Pessoa leva acolhidos para sessão de cinema

Projeto Chega Junto da Prefeitura de João Pessoa leva acolhidos para sessão de cinema

fevereiro 12, 2025 Off Por Admin

Um momento de reintegração social e cultural. Foi o que proporcionou, nesta quarta-feira (12), a Prefeitura de João Pessoa para os acolhidos do projeto Chega Junto, iniciativa gerida pela Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb). O grupo fez um passeio até um shopping no Centro da Capital e assistiu ao clássico ‘O Auto da Compadecida 2’. Para muitos, a primeira vez em uma sala de cinema, onde se divertiram e construíam novos laços sociais.

Dudu Soares, secretário de Segurança Urbana e Cidadania, ressaltou que o incentivo ao lazer é uma parte essencial do ‘Chega Junto’, que busca, por meio destas atividades, auxiliar os acolhidos na recuperação da saúde mental e no processo de reintegração social. “A exposição a experiências como a do cinema contribui diretamente para a redução dos danos causados pelo uso de substâncias como o álcool e outras drogas, proporcionando um alívio importante no cotidiano daqueles que antes se encontravam em situação de vulnerabilidade. Agora, eles recebem apoio e incentivos diversos da Prefeitura de João Pessoa”, disse

O grupo estava acompanhado dos profissionais que trabalham no projeto. “Tinha anos que eu não vinha ao cinema. É um momento maravilhoso. Vir ao cinema se torna nostálgico. Nos faz relembrar um pouco de como foi nossa vida antes de tudo. Então, é um momento muito bom na minha vida e eu fico bastante feliz por o Chega Junto estar proporcionando isso a mim e aos meus colegas”, disse um dos acolhidos.

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de João Pessoa e tem como objetivo acolher pessoas em situação de vulnerabilidade social, proporcionando um apoio integral na reconstrução de suas vidas. Atualmente, a Casa Chega Junto atende 12 pessoas, com a missão de resgatá-las e reinseri-las na sociedade de maneira digna, ajudando também na recuperação dos laços familiares.

De acordo com Dudu Soares, momentos como o de assistir a um filme em grupo não só promovem o bem-estar imediato, mas também são fundamentais no fortalecimento de uma rede de apoio que contribui para a reintegração desses acolhidos à sociedade. O programa, ao investir em socialização e lazer, vai além do cuidado individual e se firma como um ponto de apoio coletivo, onde cada pessoa pode encontrar novos caminhos e possibilidades.

“O Chega Junto continua sendo uma resposta importante para quem precisa de apoio para superar desafios e reconstruir sua trajetória, proporcionando mais do que um simples refúgio, uma oportunidade de recomeçar”, concluiu o secretário.