Projeto Amigos da Praia encerra ciclo de 2025 com ações educativas no Busto de Tamandaré

Projeto Amigos da Praia encerra ciclo de 2025 com ações educativas no Busto de Tamandaré

fevereiro 15, 2025 Off Por Admin

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), realizou neste sábado (15), no Busto de Tamandaré, a última ação educativa do projeto ‘Amigos da Praia’ de 2025. O programa educativo percorreu todo o Litoral de João Pessoa conscientizando os frequentadores das praias sobre o descarte correto dos resíduos. 

O superintendente adjunto da Emlur, Igor Moraes, ressalta que o programa educativo encerra neste sábado, mas a preservação da faixa de areia e a limpeza das praias continuam o ano todo. “Estamos muito felizes com o resultado do projeto. Conseguimos percorrer a totalidade da faixa litorânea de João Pessoa, levando um trabalho educativo, de conscientização e preservação do meio ambiente para a população e os turistas”, destaca.

A diretora do Departamento de Valorização de Resíduos Sólidos, Kênia Chaves, revela que o projeto distribuiu mais de duas mil sacolinhas para armazenamento de resíduos ao longo dos cinco finais de semanas de itinerância. “Trabalhamos a conscientização sobre a coleta seletiva junto aos banhistas, comerciantes e turistas. Esse momento é extremamente pertinente, já que a cidade está recebendo muitas pessoas”, comenta.

O casal de turistas do Rio de Janeiro, Regina Ferreira e Rogério Marrone, foi abordado pela equipe da Emlur e recebeu uma sacola do projeto. Regina revela que se habituou a não gerar lixo quando vai à praia. “Somos da região dos Lagos do Rio de Janeiro. A gente entende que preservar este local público é um dever de cada pessoa. Se eu quero a praia limpa quando voltar amanhã, eu tenho que fazer meu papel hoje”, afirma.

O chefe da fiscalização da Semam, Jocélio Araújo, explica que a participação da Secretaria de Meio Ambiente no projeto ‘Amigos da Praia’ foi para conscientizar o público sobre poluição sonora. “Uma das principais queixas dos frequentadores das praias urbanas de João Pessoa diz respeito ao som abusivo de caixinhas portáteis e apresentações ao vivo em bares e restaurantes”, revela. “Então, participamos do projeto trazendo esclarecimentos nesse quesito, num papel de conscientização. Mas, evidentemente, deixando claro que essas ações abusivas são passíveis de sanções administrativas, como notificação, autuação e advertência”, acrescenta Jocélio Araújo.

A ação de encerramento do projeto ‘Amigos da Praia’ contou ainda com o apoio da Cagepa, na conscientização sobre o uso racional da água; do Batalhão Ambiental da Polícia Militar, com cartilhas educativas para crianças sobre fauna e flora; além do grupo de percussão da Emlur, Baticumlata, que se apresentou no Busto de Tamandaré.

“O grupo nasceu há 18 anos para conscientizar a população de uma maneira lúdica, através da percussão sustentável. A gente reaproveita materiais para criar os instrumentos, como o Bongô, que é feito de lata com garrafa pet. Temos um repertório diversificado, com músicas autorais e procuramos privilegiar canções de autoria nordestina, para fortalecer os laços com a cultura local”, explica o educador musical Jairo Gomes, que é maestro do Baticumlata.