Centros Dia das Casas do Idoso têm serviço humanizado

Centros Dia das Casas do Idoso têm serviço humanizado

fevereiro 14, 2025 Off Por Admin

Cláudio Souza


Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Quem conhece o aposentado Manoel José Calixto, de 93 anos, sabe que o sorriso escancarado é sua marca registrada. Aliados à simpatia, vitalidade e alegria de viver, transformam o ex-funcionário da Embraer em um ser humano especial, que cativa todos que com ele convivem.

De segunda a sexta-feira, acorda às 6h, toma banho e se prepara para um compromisso ao qual nunca falta: frequentar as atividades do Centro Dia, serviço humanizado e diferenciado oferecido pelas Casas do Idoso de São José dos Campos, mantidas pela Prefeitura.

Morador da Vila Tatetuba, Calixto tornou-se usuário da Casa do Idoso Leste em 2017. Até 2022, ele se deslocava até a unidade de ônibus.

Com a locomoção dificultada após cirurgia do fêmur, passou a frequentar o Centro Dia em julho de 2023. De segunda a sexta, por volta das 7h40, uma van chega até sua residência e o leva para a unidade, onde passa o dia todo e acompanha as atividades. Por volta das 17h, o veículo o deixa em casa.

Calixto e os demais frequentadores das Casas do Idoso Leste, Centro, Norte e Sul que utilizam os serviços do Centro Dia recebem tratamento e acompanhamento humanizados por parte de equipes multidisciplinares, formadas por assistentes sociais, profissionais de saúde, professores de educação física, psicólogos e terapeutas ocupacionais, entre outros profissionais.

Realizam atividades específicas de esporte, cultura e lazer, mas também participam das ações diárias programadas pelo Centro de Convivência, que são livres para todos que estiverem nas unidades.

Eles fazem cinco refeições diárias: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e café da tarde. Os cuidados e o carinho são tão grandes que até as canecas são personalizadas com seus nomes.

O aposentado Calixto (sentado), o amigo Edgard e o quadro que pintou /Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

Saúde e bem-estar

Lúcido e muito animado, Calixto é o patriarca de uma família numerosa: são 11 filhos, 22 netos, 20 bisnetos e 6 tataranetos. Independente, mora sozinho, mas está sempre cercado pelos familiares, para os quais é um exemplo de vida e de superação.

“Sempre tem festas de fim de ano nas Casas do Idoso. Aí, levo os filhos, netos, bisnetos e tataranetos para participarem comigo”, afirmou o aposentado.

Ele considera que a Casa do Idoso tem sido fundamental para sua longevidade e para que esteja com boa saúde prestes a completar 94 anos: seu aniversário é no dia 25 de junho.

“A Casa do Idoso é um complemento para minha saúde, que melhorou, depois que passei a frequentar as atividades. Gosto de tudo, mas prefiro as aulas de pintura e as sessões de fisioterapia”, conta.

A aposentada Helena: feliz com as atividades e amizades /Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

Amizades

Também frequentadora do Centro Dia da Casa do Idoso Leste, a aposentada Helena Correia dos Santos, de 85 anos, elogiou as atividades desenvolvidas pela Prefeitura.

“Acordo às 5h, já ansiosa para a chegada da van para vir para a Casa do Idoso. Sempre fico muito alegre quanto estou aqui, onde tenho muitos amigos. As atividades são muito legais e nos ajudam muito”, disse. 

As vans facilitam e agilizam a locomoção dos idosos /Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

Serviço

Centro Dia

O que é:

• Serviço diferenciado e humanizado das Casas do Idoso destinado a proporcionar acolhimento, proteção e convivência a idosos semidependentes, cujas famílias não têm condições de prover estes cuidados durante todo o dia ou parte dele.

• O objetivo promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria de vida dos idosos.

O que é oferecido:

• Condução por meio de vans, sendo que algumas são adaptadas para facilitar a entrada e saída dos idosos dos veículos

• Atividades diversificadas de esporte, cultura e lazer de segunda a sexta, sempre com equipes multidisciplinares

• Cinco refeições diárias: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e café da tarde

• Paralelamente ao trabalho com os idosos, as famílias também são assistidas e têm acompanhamento. Recebem as explicações das atividades desenvolvidas para que se tenha um complemento quando os idosos estiverem em suas residências

Funcionamento:

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas Casas do Idoso Leste, Centro, Sul e Norte

Como participar:

Para poderem se beneficiar do Centro Dia, os idosos já precisam ser atendidos e acompanhados pelos Creas (Centros de Referência Especializados de Assistência Social)

Benefícios:

• Autonomia e independência

• Bem-estar

• Melhoria da saúde

• Fortalecimento de vínculos

• Novas amizades

• Inclusão social


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão