Rio é a melhor capital do Sudeste no índice de maturidade da Implementação da Lei de Licitações – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
novembro 27, 2024O município do Rio ficou em primeiro lugar entre as capitais do sudeste na avaliação realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que mediu o Índice de Maturidade na Implementação da Lei de Licitações (IMIL). A cidade do Rio registrou o terceiro melhor índice no ranking das capitais com maior maturidade na aplicação da Nova Lei de Licitações e Contratos (NLLC) – Lei Federal nº 14.133/21.
O TCU, com apoio dos Tribunais de Contas estaduais e municipais, aplicou questionários eletrônicos nos meses de maio a junho de 2024. O objetivo foi mensurar o grau de maturidade junto a órgãos e entidades do Poder Executivo (Administração Direta, Autárquica ou Fundacional) exclusivamente, selecionados por amostragem não-estatística, abrangendo as três esferas federativas: Federal, Estadual e Municipal. O cálculo do IMIL e o respectivo nível de maturidade apurado decorrem diretamente das respostas coletadas nos questionários aplicados. No município do Rio, a responsabilidade pelas respostas ficou a cargo da Central de Compras e Serviços Compartilhados e do Comitê Carioca de Governança em Compras Públicas, ambos vinculados à Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento.
– O resultado do índice de maturidade, aliado com o recente selo Diamante de Transparência conquistado pela Prefeitura do Rio, demonstra que estamos alinhados com o desenvolvimento de uma política eficiente e sustentável na gestão dos recursos públicos -, afirma a secretária municipal de Fazenda e Planejamento, Andrea Senko.
A avaliação passou por diversos institutos criados ou aperfeiçoados pela Nova Lei de Licitações e Contratos, classificados como de governança, planejamento, fortalecimento dos controles, mecanismos eletrônicos e transparência aplicados às contratações. No âmbito da Prefeitura do Rio, a criação do Comitê Carioca de Governança em Compras Públicas, com representantes de órgãos estratégicos, a padronização de minutas dos principais documentos dos processos de compras e o investimento em capacitação continuada, foram destacados pelo TCU como boas práticas na implementação da NLLC.
– A Prefeitura do Rio tem investido fortemente em tecnologia e capacitação de seus servidores, com especial atenção à Nova Lei de Licitações e Contratos. Definimos uma trilha de conhecimento em compras públicas, com fomento às boas práticas e melhorias nos processos de governança -, comenta a Subsecretária de Gente e Gestão Compartilhada, Roberta Guimarães.
Todos os documentos relativos à avaliação, como a íntegra do Acórdão Nº 1917/2024, do Relatório de Acompanhamento e o Voto TC 027.907/2022-8, estão disponíveis no Portal do TCU, no link: https://sites.tcu.gov.br/nova-lei-de-licitacoes-e-contratos/.
Ranking do sudeste (IMIL índice geral – escala de 0 a 1,0):
1º) Rio de Janeiro – RJ: 0,77
2º) Vitória – ES: 0,76
3º) Belo Horizonte – MG: 0,70
4º) São Paulo – SP: 0,69
Ranking das 10 melhores capitais (IMIL índice geral – escala de 0 a 1,0):
1º) Porto Velho – RO: 0,97
2º) Curitiba – PR: 0,80
3º) Rio de Janeiro – RJ: 0,77
4º) Vitória – ES: 0,76
5º) Fortaleza – CE: 0,73
6º) Florianópolis – SC: 0,72
7º) Belo Horizonte – MG: 0,70
8º) Maceió – AL: 0,69
9º) São Paulo – SP: 0,69
10º) Boa Vista – RR: 0,68