Ícone do site VGNEWS – VÁRZEA GRANDE

Agência Minas Gerais | Parceria entre Fapemig e Embrapii viabilizará apoio a projetos de inovação em Minas Gerais  

 Acordo de parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e a Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) vai injetar cerca de R$130 milhões em iniciativas mineiras inovadoras. 

De acordo com o anúncio, realizado durante as comemorações do aniversário de 39 anos da fundação, o recurso será aplicado por meio de chamadas conjuntas entre as instituições, que ainda estão sendo desenhadas. 

A expectativa é a de contemplar temas estratégicos para Minas e apoiar Unidades Embrapii e Centros de Competência localizados no estado, como o Centro de Competência em Hardware e Infraestrutura em Conectividade 5G e 6G.  

“Nos últimos anos, tem crescido o número de projetos apoiados pela Fapemig com foco em inovação, assim como os valores destinados à área. A parceria com a Embrapii, que vai apoiar as unidades de Minas Gerais, vai alavancar ainda mais projetos de inovação no estado, contribuindo para a solução de desafios atuais”, destaca Carlos Arruda, presidente da Fapemig. 

Unidades Embrapii 

De acordo com Igor Manhães Nazareth, diretor de Planejamento e Relações Institucionais da Embrapii, para o credenciamento de novas unidades da empresa em Minas é necessário aderir aos editais, quando já há recurso financeiro previsto. Esses editais selecionam propostas de grupos de pesquisas que precisam atender a quatro critérios.  

O primeiro é ter infraestrutura tecnológica de ponta. O segundo é ter pessoal altamente qualificado. O terceiro critério é que o grupo de pesquisa tenha um foco específico, de forma a desenvolver pesquisas altamente especializadas. E o último critério é ter experiência no desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação com empresas. 

“Esse último critério tem sido o mais desafiador até hoje. Os pesquisadores precisam trabalhar de forma específica o desenvolvimento desse aspecto”, avalia Igor. 

Para mais informações sobre a iniciativa, envie um email para o Fale Conosco da Fapemig. 

 

Sair da versão mobile