Secretaria de Saúde capacita equipes que vão atuar no Hospital Dia e nas USFs Vista Alegre e Canaã

julho 6, 2024 Off Por Admin

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa deu início ao processo de capacitação e treinamento dos servidores que irão compor as equipes do Hospital Dia, no bairro de Jaguaribe; e das USFs Vista Alegre (Colinas do Sul) e Canaã (Bairro das Indústrias), equipamentos inaugurados esta semana. Os profissionais estão recebendo as orientações, enquanto os últimos ajustes são realizados nos prédios que abrigam os novos serviços.

Desde a inauguração, a população coberta pelas USFs Vista Alegre e Canaã já vem sendo assistida, podendo ter acesso à grande parte dos atendimentos que serão ofertados nestes locais, como atendimento médico, vacinação, pré-natal e planejamento familiar. Já no Hospital Dia estão sendo concluídos os reparos finais das áreas administrativas e de armazenamento, como explica Luis Ferreira, secretário municipal de Saúde.

“Toda a parte assistencial do Hospital Dia já foi finalizada e está pronta para dar início aos atendimentos. Porém, salas como a Central de Material e Esterilização e de almoxarifado ainda precisam de alguns ajustes para que a unidade possa funcionar em sua totalidade. Na próxima quarta-feira (10) daremos início à realização de ultrassonografias, colonoscopias, endoscopias e demais atendimentos, todos encaminhados através da Regulação Municipal”, declarou o gestor.

Hospital – O Hospital Dia Irmã Beatriz Fragoso é um serviço de saúde que funciona em regime de assistência intermediária entre a internação e o atendimento ambulatorial, no qual serão realizados procedimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos. A unidade também conta com um Centro de Infusão de Imunobiológicos, um bloco cirúrgico e um Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) para realizar endoscopia, colonoscopia, ultrassonografia e ecocardiografia. O atendimento no local acontecerá a partir da Central de Regulação Municipal, visto que o Hospital Dia funcionará na modalidade porta fechada.

USF do Futuro – Novo modelo de unidade de saúde da família, que possui uma estrutura mais moderna e completa, além da presença forte de tecnologia (telemedicina e marcação de consultas e exames de forma digital); e uma equipe multiprofissional composta por clínico, pediatra, endocrinologista, ginecologista, psicólogo, fisioterapeuta e fonoaudiólogo.