Santa Casa ganha espaço para acolher mulheres vítimas de violência – Prefeitura Municipal de Ubatuba

julho 2, 2024 Off Por

A partir desta quarta-feira, dia 3, a Santa Casa de Ubatuba terá um espaço especial para acolher mulheres vítimas de violência no município. Denominado “Sala Lilás”, o novo ambiente foi criado para oferecer um atendimento seguro e acolhedor, com orientação jurídica, assistência social e o encaminhamento para a Delegacia da Mulher. A inauguração oficial do espaço acontecerá às 17h.

Além de um atendimento diferenciado para as mulheres que sofreram algum tipo de violência, o projeto busca também criar protocolos de segurança hospitalar e levantar dados sobre os casos de agressão em Ubatuba, por meio de relatórios e notificações.

A partir da recepção das vítimas de violência, os profissionais da Santa Casa farão o devido acolhimento da mulher. Na Sala Lilás, será oferecido apoio psicológico e social, bem como conexão com serviços de apoio contínuo, existentes no município.

“A maioria das vítimas de violência doméstica procura a Santa Casa antes de ir à delegacia, muitas vezes acompanhadas pelos agressores, o que torna a Sala Lilás essencial para a identificação e o atendimento dessas vítimas”, explicou Carla Santos, assistente de atendimento no Hospital.

“O projeto é um diferencial significativo e importante para construir mecanismos e fortalecer a rede de apoio e defesa das mulheres”, concluiu Carla.