Saiba o que te aguarda visitando Ubatuba no inverno – Prefeitura Municipal de Ubatuba

julho 4, 2024 Off Por

Combinar “praia” e “inverno” pode até parecer uma composição inviável, mas, na verdade, pode surpreender positivamente quem procura viajar nas férias de julho. Como o foco do turismo é a experiência, o período oferece clima mais ameno, pouca chuva, e menor fluxo turístico.

Além das praias, Ubatuba também oferece boas opções de gastronomia, com muitas opções elaboradas com frutos do mar frescos. Algumas espécies de pescado com maior disponibilidade neste período e indicadas para o consumo são sororoca, carapau, anchova, porquinho, linguado, olho de boi e dourado. Também não podemos nos esquecer da famosa tainha, protagonista em festividades como a Festa de São Pedro Pescador, que aconteceu no final de junho, e a Festa do Divino, que será realizada na segunda semana de julho. Para uma escolha mais refinada, o robalo é uma boa opção. Outro destaque da temporada é a lula, com grande oferta e bem fresca e o camarão, que está em alta após o encerramento do defeso no fim de abril.

Saiba mais sobre a gastronomia aqui: https://www.ubatuba.sp.gov.br/destaques/gastronomiaubatuba/.

Também está à disposição do turista uma lista diversificada de atividades turísticas que atendem a todos os perfis de visitantes, como as comunidades tradicionais (como aldeias indígenas e quilombos), pontos turísticos – como prédios históricos da região central, rota do artesanato e, ainda, locais para visitação, como Ruínas da Lagoinha, castelo dos Arautos, mirantes, Ilha dos Pescadores, Caisão e Píer Comodoro Magalhães.

“Nosso objetivo é mostrar que Ubatuba é muito mais que sol e praia. Nosso turismo de Base Comunitária, somados a cenários incríveis para diversas práticas esportivas, opções de gastronomia e eventos que valorizam a cultura são um prato cheio para a vivência de experiências significativas, que atraem, envolvem e fidelizam o cliente”, afirmou o secretário de Turismo, Bruno Oliveira

Ecoturismo

Muito mais do que simplesmente uma variedade de praias, desde as mais movimentadas até as mais isoladas, Ubatuba oferece muitas opções de atividades de ecoturismo e o inverno é considerada uma ótima época para fazer trilhas e conhecer as cachoeiras sem a aglomeração do verão. Entretanto, embora haja muita facilidade em conhecer esses atrativos, a prefeitura reforça que a contratação de guia de turismo é indispensável para ter uma experiência com segurança e tranquilidade.

Birdwatching

A “Capital do Surfe” não é famosa apenas pelo esporte. O município conta com cerca de 540 espécies diferentes de pássaros, que habitam esse pedaço de natureza privilegiada do litoral Sudeste do Brasil. As estatísticas apontam que 30% das aves do Brasil e 5% das aves existente no planeta podem ser conferidas aqui.

Em Ubatuba, os pássaros estão por toda parte, inclusive, no centro da cidade, e uma ótima opção para observá-los é visitar o Centro Cambucá de Observação de Aves administrado pelo Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), Núcleo Picinguaba e a Prefeitura de Ubatuba.

Calendário Turístico

O Calendário Turístico de eventos de Ubatuba traz as principais atrações que acontecem durante o ano. Neste mês de julho, a cultura é a grande estrela da programação. Este é outro grande trunfo para os turistas, que podem planejar sua visita para contemplar alguma iniciativa.

Confira:

5 a 7 – Festival de Culturas do Cambury

6 – 5ª edição do Menos Forró do Mundo

11 a 14 – 22ª Festa da Mandioca

11 a 21 – Festa do Divino

25 a 28 – Festa do Camarão da Almada