Prefeitura reforça importância da contratação de guias – Prefeitura Municipal de Ubatuba

julho 2, 2024 Off Por

Um dos principais atrativos de Ubatuba são suas belezas naturais, como praias, cachoeiras e mata atlântica preservada.  Os parques naturais são ícones do ecoturismo, segmento que projetou São Paulo como principal destino de lazer do país.

De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), o ecoturismo cresce 30% ao ano e, segundo o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), em parceria com a ABAV-SP/Aviesp, o lazer se tornou a motivação de quase metade (49%) dos turistas que viajam para SP.

Em Ubatuba são 38 pontos de trekking, dentre eles, trilhas em área de Unidade de Conservação, como o Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Picinguaba, onde é obrigatório a contratação de monitor ambiental credenciado, para acessar, por exemplo o atrativo Cachoeira da Água Branca.

Existem, ainda, trilhas que são gerenciadas pelas Comunidades Tradicionais então, dependendo do passeio, também existe a exigência de contratação de agência, Guia regulamentado ou monitor credenciado.

Independentemente desses atrativos, a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), destaca que a contratação do profissional permite que o passeio tenha mais segurança e menos preocupação, caso haja algum imprevisto que, sozinho, seria mais difícil de resolver – principalmente em passeios mais arriscados – como o incidente do último domingo (30).

“A Secretaria de Turismo se solidariza com o ocorrido e lamenta a morte de dois turistas nesse final de semana na trilha da Fortaleza para o Bonete. Infelizmente, o ocorrido aconteceu em local não regulamentado a prática de ecoturismo, que é um acesso antigo de moradores do local e que não está aberto à prática da atividade ecoturística”, enfatizou o secretário adjunto da pasta, Rodrigo Andrade.

“Gostaríamos de ressaltar novamente a importância da contratação de uma agência regularizada e de guias de turismo aptos a exercer essa atividade, com profissionalismo e competência, garantindo a segurança das pessoas na condução das trilhas”, complementou.

Cachoeiras

A mesma recomendação vale para as cachoeiras, que têm características diversas, cada uma com suas particularidades e níveis de dificuldade de acesso. Por isso, é fundamental garantir a segurança durante a visitação, a fim de preservar o meio ambiente e evitar acidentes.

Mais informações no link:  https://www.ubatuba.sp.gov.br/destaques/visitacaocachoeira/