Parque Tecnológico de Sorocaba sedia premiação da 1ª Olimpíada de Matemática do estado de São Paulo – Agência de Notícias

julho 2, 2024 Off Por Admin



2 de julho de 2024

18:59

Por: Marcelo Andrade, Rose Campos

Fotos: Divulgação

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) está sendo sede, até a próxima quinta-feira (4), da etapa regional de premiação da 1ª Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo (Omasp). Em Sorocaba, serão premiados um total de 2.315 estudantes, das 80 escolas estaduais, dos quais 277 com medalhas de ouro; 643 de prata e outros 1.374 de bronze. A solenidade de abertura foi realizada na tarde desta segunda-feira (1º), com a presença da presidência do PTS, além de representantes da Diretoria Regional de Ensino, secretários municipais, professores e alunos das escolas envolvidas.

Entre os objetivos da iniciativa, criada pela Secretaria de Estadual de Educação, está incentivar os estudantes no aprendizado da disciplina e premiar com medalhas de ouro, prata e bronze estudantes de todas as 644 cidades do estado matriculados em escolas estaduais. Professores com atuação em destaque também foram reconhecidos.

Durante o evento de abertura da premiação, a presidência do PTS destacou a importância do evento e elogiou a iniciativa, além de colocar o Parque à disposição dos estudantes para conhecer melhor o seu funcionamento, por meio do Programa Parque Aberto.

A Omasp foi criada com objetivo de identificar talentos na matemática, valorizá-los com as medalhas e incentivar todos os estudantes a se interessarem por essa disciplina tão importante”, destacou a dirigente regional de Ensino, Rossenilda Gomes Farias.

Sobre a Omasp

A Olimpíada foi dividida em fases que ocorreram entre os meses de abril e maio, a qual teve também, como balizador para a segunda fase, por exemplo, a Prova Paulista. Entre todos os 2,5 milhões de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que realizaram a Prova Paulista, 30% dos estudantes de cada escola com melhores pontuações nas questões de matemática foram automaticamente selecionados para a segunda fase da Omasp.

A segunda fase ocorreu em maio, quando os estudantes classificados fizeram a primeira prova específica da olimpíada. No total, em todo o estado, foram premiados 16.400 estudantes com medalhas de ouro, 35.764 de prata e 75.118 de bronze. Assim, em cada uma dos 644 municípios paulistas haverá pelo menos um estudante medalhista.

E dando continuidade às ações da Educação para valorizar o aprendizado de matemática, todos os 16.400 medalhistas terão, no segundo semestre, o aprofundamento do ensino dessa disciplina e a preparação para a OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática).