Fundesporte e CBV iniciam Curso Nacional de Treinadores de Voleibol Nível 2 – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

julho 3, 2024 Off Por Admin

Na última segunda-feira (1º), o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), em parceria com a CBV (Confederação Brasileira de Voleibol), realizou a primeira aula on-line do “Curso Nacional de Treinadores de Voleibol de Quadra”, nível 2. O curso será dividido em aulas teóricas, ministradas on-line, e aulas práticas, realizadas presencialmente.

A primeira fase do curso, que teve início na noite do dia 1º, abordou a pedagogia do esporte, métodos de ensino e orientações sobre o funcionamento do curso. Esta fase à distância (EaD) vai até o dia 11 de julho, e a parte presencial ocorrerá de 19 a 21 de julho.

O objetivo do curso é capacitar professores de Educação Física que são técnicos de vôlei, aprimorando seu conhecimento. Os aprovados receberão um certificado de treinador da CBV e terão o direito de utilizar, em todo o território nacional, o título de Treinador Nacional no nível em que estiverem habilitados. Além disso, serão registrados como treinadores em sua Federação e na CBV, conforme as normas legais estabelecidas para o exercício da profissão.

No ano passado, em parceria com a CBV, a Ucapes (Unidade de Capacitação Esportiva) da Fundesporte realizou o “Curso Nacional de Treinadores de Voleibol de Quadra”, nível 1, que capacitou técnicos para o nível escolar. Agora, está sendo oferecida a continuação para o nível 2. Os requisitos para participação incluem ter concluído o primeiro nível e ser graduado em Educação Física.

De acordo com o gerente da Ucapes, Domingos Sávio da Costa, o curso é importante para que os professores aprendam a montar treinamentos físicos, técnicos e táticos, visando bons resultados na formação de atletas de base. “Este curso é extremamente importante, porque são ensinamentos específicos para os professores técnicos de voleibol, que vão melhorar cada vez mais sua intervenção junto aos seus alunos. Ele abrange tanto a parte técnica, física, quanto os fundamentos que devem ser trabalhados, abrangendo desde a base até o alto nível”.

O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Ferreira Miranda, destaca a importância do curso para o desenvolvimento do esporte no estado. “Investir na capacitação de nossos profissionais é fundamental para o fortalecimento do esporte em Mato Grosso do Sul. Esse curso representa um passo importante para aprimorar a qualidade do treinamento oferecido aos nossos jovens atletas”.

O curso conta também com participantes de Rondônia, Distrito Federal e Tocantins. Em Campo Grande, há 30 profissionais inscritos, enquanto nas cidades do interior do estado são 62 participantes.

Leandro Dutra, de 47 anos, professor de Educação Física e integrante da equipe de instrutores da CBV, ressalta que o curso é de extrema importância para a troca de conhecimentos sobre o esporte brasileiro. “O mais importante é a troca de informações sobre o desenvolvimento do esporte brasileiro. São mais de 90 profissionais participando, visando a aprendizagem e aprimoramento de técnicas de formação de atletas jovens e crianças para o desenvolvimento cognitivo, da saúde e lazer”.

O curso teórico tem uma carga horária de 52 horas, e a parte prática, 28 horas, totalizando 80 horas/aula. No dia 21 de julho será aplicada uma prova teórica para avaliação dos candidatos. Os profissionais aprovados serão cadastrados pela CBV como Treinador CBV nível 2.

Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Foto: Paulo Palhares/CRE-TL (arquivo)