a potência da APS’ – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

julho 9, 2024 Off Por Admin

Estão abertas as inscrições para o evento ‘Cuidados Paliativos em pauta: a potência da APS’, que acontece no dia 16 de julho no auditório Germano Barros de Souza, localizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. O evento é promovido pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio das superintendências de Atenção Primária à Saúde e Atenção à Saúde.

Conforme a PNAB (Política Nacional de Atenção Básica), os cuidados paliativos encontram-se entre as diversas ações atribuídas à APS (Atenção Primária à Saúde), a serem desenvolvidas com foco no cuidado integral, qualificado, multiprofissional e dirigido à população do território de sua responsabilidade.

Os cuidados paliativos devem abranger toda a linha de cuidado e ser oferecido à pessoa afetada por uma doença que ameace a vida, seja aguda ou crônica, a partir do diagnóstico desta condição. Sendo assim, envolve a assistência na APS e demais níveis de atenção à saúde, estendendo-se ao domicílio como espaço de cuidado, uma vez que a grande parte das pessoas com condições de saúde que exigem cuidados paliativos estão na comunidade e em suas casas.

Para a enfermeira e referência técnica de Cuidados Paliativos da SES, Michele Borsoi, o evento é uma oportunidade para disseminar a cultura de Cuidados Paliativos e dar visibilidade ao tema entre profissionais de saúde, coordenadores de APS dos municípios do estado e interessados no tema.

“O encontro tem o objetivo de disseminar a cultura de Cuidados Paliativos em Mato Grosso do Sul com um recorte espacial para a APS. É um convite a reflexão frente a temática de Cuidados Paliativos, mas com o entendimento da potência da APS como ordenadora da rede de atenção à saúde e coordenadora do cuidado”, explica Borsoi.

As inscrições podem ser feitas através do link: https://www.saude.ms.gov.br/cuidados-paliativos-em-pauta-a-potencia-da-aps-inscricao/

Confira a programação completa:

7h30 – Credenciamento / Registro de Autoridades

8h15 às 8h45 – Abertura e boas-vindas

8h45 às 9 horas – Gotas de Cuidados Paliativos

9 horas às 10h30 – Palestra de Abertura: ‘Perspectivas da Política Nacional de Cuidados Paliativos’

Convidada:

  • Gabriela Hidalgo – Hospital das Clínicas da USP – Instituto Perdizes

10h30 às 11 horas – Debates e Interação com os participantes

11 horas às 13 horas – Intervalo para almoço

13 horas às 14h15 – Palestra: ‘Cuidados Paliativos em Pauta: a potência da APS’

Convidada:

  • Samara Ercolin de Souza – Hospital Israelita Albert Einstein

14h30 – Gotas de Cuidados Paliativos

14h45 às 16h15 – Sessão de diálogo: Como integrar cuidados paliativos na Atenção Primária de Mato Grosso do Sul para melhorar a qualidade de vida de pacientes com condições ameaçadoras da vida? Qual a potência da APS?

  • Maurício Simões Corrêa – Secretário de Estado de Saúde SES/MS
  • Karine Cavalcante da Costa – Superintendente de Atenção Primária SES/MS

Convidadas:

  • Gabriela Hidalgo – Hospital das Clínicas da USP – Instituto Perdizes
  • Samara Ercolin de Souza – Hospital Israelita Albert Einstein

Moderadora:

  • Michele Borsoi – Cuidados Paliativos SES/MS

16h15 às 16h30 – Encerramento

Kamilla Ratier, Comunicação SES
Foto: Álvaro Rezende