Zoológico Municipal de Sorocaba abre o Museu de Zoologia ao público neste sábado (15) – Agência de Notícias

junho 13, 2024 Off Por Admin

Neste sábado (15), das 9h30 às 12h30, os visitantes que forem ao Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” terão a oportunidade de conhecer o Museu de Zoologia. Inaugurado em 1988, o local possui um rico acervo, composto por peças biológicas e animais taxidemizados (“empalhados”).

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), a atividade “Conhecendo o Museu de Zoologia” tem como objetivo despertar a curiosidade sobre os animais e permitir aos visitantes perceberem que cada animal tem características únicas. A exposição também sensibiliza o público para a importância da conservação do meio ambiente e da biodiversidade.

O Museu de Zoologia do Zoo de Sorocaba conta com cerca de mil peças, como os famosos animais taxidermizados, além de crânios, esqueletos, animais conservados em álcool, penas, ovos, bicos, entre outros.

Lá, as famílias terão a oportunidade de ver de perto algumas peças bastante curiosas ou raras, como o enorme crânio de hipopótamo (que muitos visitantes acham ser um dinossauro), o pequeno tamanduaí taxidermizado (que é a menor espécie de tamanduá existente) e a famosa barata gigante (que na verdade é um crustáceo, ou seja, parente do camarão).

Para a visita ao Museu de Zoologia não há necessidade de inscrição, bastando estar presente no dia, horário e local. Será permitida a entrada de 20 pessoas por vez e a participação será por ordem de chegada. A duração da visita é de cerca de 30 minutos.

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e é aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, sendo que a bilheteria funciona até as 16h.

Os ingressos custam R$ 8, para pessoas de 12 a 59 anos, e R$ 4, para crianças de 6 a 11 anos, além de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou Superior, reconhecidos pelo MEC, mediante comprovação de matrícula ou carteira estudantil dentro do prazo de validade. Crianças até 5 anos, idosos acima de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se também ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprovada essa condição, são isentos de pagamento do ingresso.