Urbam participa de workshop sobre gestão de resíduos

junho 15, 2024 Off Por

Ana Lúcia Abranches


Urbam

A Urbam (Urbanizadora Municipal), o SindusCon-SP e a Associação das Construtoras do Vale do Paraíba (Aconvap) realizaram o workshop gestão de resíduos da construção civil nesta quarta (15), na sede do SindusCon-SP, em São José dos Campos.

O objetivo do evento foi orientar os profissionais na gestão e na elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC) da obra. O encontro reuniu representantes de construtoras, gestores públicos, profissionais das áreas de engenharia, arquitetura e sustentabilidade.

Por meio do decreto 18.201 de 19/07/19, a Urbam é responsável pela fiscalização da destinação correta dos resíduos da construção civil (RCC) originados no município.

A empresa utiliza a tecnologia para emissão do Controle de Transporte de Resíduos (CTR). Trata-se de um sistema de rastreamento que acompanha desde a geração dos resíduos até a sua destinação final em local adequado. As empresas que atuam no setor se credenciam na Urbam. Elas acessam o Sistema Coletas Online, onde informam todos os registros de transportes através do CTR.

Todo o processo é fiscalizado em tempo real. Por meio de fiscalização, juntamente com a tecnologia, são identificadas as empresas clandestinas e realizadas as notificações e multas aos transportadores irregulares. A Urbam orienta a população a contratar empresas de caçambas ou terraplanagens credenciadas. A lista destas empresas pode ser conferida aqui no site.

Este ano, até 30 de abril, foram criados mais de 18 mil CTR-e, totalizando aproximadamente 115 mil m³ de resíduos da construção civil destinados corretamente.

Desde 2018 foram apreendidas mais de 50 caçambas, cujos entulhos deixaram de ser destinados irregularmente.

Em 2023, as autuações e multas por flagrante de descarte irregular de resíduos realizadas pela Prefeitura de São José dos Campos e pela Urbam somam mais de R$ 600 mil.

No workshop, o SindusCon reforçou as informações sobre as regulamentações e boas práticas na gestão de resíduos da construção civil.


MAIS NOTÍCIAS

Urbam