Ubatuba planeja Festival Inclusão em Movimento para Setembro – Prefeitura Municipal de Ubatuba

junho 12, 2024 Off Por

Para celebrar o dia 21 de setembro – Dia da Conscientização e Luta pela Inclusão da Pessoa com Deficiência na sociedade, a Prefeitura de Ubatuba, por meio de uma parceria das secretarias de Educação, Esportes e Lazer e de Saúde planejam a realização do Festival Inclusão em Movimento.

A atividade, programada para o dia 21 de setembro, tem como meta atingir 200 participantes, com no mínimo 80% de pessoas com deficiência. Além dos alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino, serão convidadas as instituições mãos de Francisca, APAE, UNIR e APEAU.

Na ocasião, serão oferecidas quatro modalidades aos participantes: surfe adaptado, canoa caiçara/ canoa havaiana, atletismo e Jiu-Jitsu. Todas as atividades serão supervisionadas por profissionais capacitados na área de esportes adaptados, como professores de Educação Física e fisioterapeutas, que irão auxiliar e acompanhar os participantes durante as atividades esportivas.

“Nosso desejo é oferecer aos munícipes de Ubatuba, principalmente às pessoas com deficiência, a oportunidade de participar de forma significativa e com protagonismo nas atividades adaptadas promovendo a inclusão, reabilitação e qualidade de vida”, destacou um dos organizadores, o coordenador de Educação Física da rede municipal de ensino, Fábio Campana.

No evento, também haverá uma novidade, que é uma ação odontológica para os participantes com o intuito de enfatizar importância do cuidado com a saúde bucal, que é fundamental para prevenir problemas futuros e promover uma melhor qualidade de vida.

O festival acontece no canto direito da Praia do Perequê- Açu e das 8h às 13h e também marcará o início da programação da 8ª Semana do Direito à Educação Inclusiva. Mais detalhes sobre as inscrições serão divulgados posteriormente.