Ubatuba marca presença no 1º Encontro dos Comturs do estado – Prefeitura Municipal de Ubatuba

junho 21, 2024 Off Por

Ubatuba esteve presente no 1º Encontro dos Conselhos Municipais de Turismo (Comturs) do Estado de São Paulo. A iniciativa aconteceu no Sheraton WTC SP na última quarta-feira (19) e foi repleto de discussões sobre o futuro do turismo municipal, além da apresentação de “cases de sucesso” de cidades turísticas, como Cachoeira Paulista, Brotas e Socorro.

O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) é um órgão colegiado consultivo e deliberativo criado para promover o desenvolvimento do turismo no âmbito municipal. Devido a importância e representatividade tanto do tema como do órgão, o encontro integrou a programação do 7º Expoforum Visite SP.

O presidente da Aprecesp, Leandro Corrêa, comentou sobre a importância do evento para a entidade a fim de dimensionar a importância e o valor que tem os Comturs dos municípios. “Os Comturs tem a importância em validar os investimentos dentro de cada município quando existem propostas para o segmento”, afirmou. Corrêa também é prefeito da cidade de Brotas e em sua fala durante painel sobre Turismo e Eventos, do7º Conexidades, realizado em São Sebastião no início do mês , comentou sobre como a cidade consolidou seu segmento turístico. “Nossa ideia é focada em trazer as pessoas de fora para consumir”, disse
Pela primeira vez, mais de 200 representantes de conselhos municipais de turismo de todas as regiões turísticas do estado se reuniram para compartilhar boas práticas e trocar experiências. “Foi uma tarde de muito aprendizado, troca de experiências e planejamento estratégico para o desenvolvimento sustentável do turismo em nosso estado”, salientou o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.

O secretário de Turismo de Ubatuba, Bruno Oliveira, reforçou a fala do secretário estadual de que o evento é fundamental para fomentar parcerias e buscar conhecimento.

“As iniciativas que reúnem sociedade civil e o trade turístico por meio dos Conselhos orientam os gestores públicos, permitindo que o Turismo seja tratado como uma indústria e não apenas como uma forma de lazer. Desta forma, ajudam na formulação de políticas públicas mais eficazes e na implementação de projetos que valorizem o potencial turístico de cada região”, ressaltou Oliveira.

Ele ainda citou outros benefícios, como aumento da visibilidade dos destinos turísticos locais; fortalecimento das economias locais através do turismo sustentável; melhoria na infraestrutura turística; criação de novos empregos e oportunidades de negócios e valorização da cultura e do património local.

Potencial turístico

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, também esteve presente e comentou sobre o potencial do segmento no Estado de São Paulo. “40% da composição do PIB de São Paulo vem do agro, de 30% a 35% da indústria e aí vem o potencial do Turismo: essas são as três grandes alavancas que nós temos, conjugadas com comércio e serviços. Nós temos 49 milhões de pessoas que transitam internamente no estado de SP por ano. Nenhum estado brasileiro consegue ter essa característica. O potencial é imenso”, afirmou.

Capacitação

Durante o evento, também foi assinado o termo de parceria da Academia do Turismo, um ecossistema voltado ao desenvolvimento de cursos, estudos e soluções educacionais para o setor. “Trata-se de uma proposta de programa de cursos e soluções educacionais ligados à capacitação e qualificação em turismo, hospitalidade, lazer, entretenimento e gastronomia. A meta da academia é oferecer cem mil vagas até 2026”, compartilhou Lucena

A Academia do Turismo SP é uma iniciativa da Setur-SP para promover o empreendedorismo, a inovação e o conhecimento em turismo. A ação resulta de uma parceria com secretarias estaduais de Governo com instituições de ensino, associações de classe e empresas do setor.

Na ocasião, foram assinados acordos com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico,  com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo- Univesp, Universidade Estadual de São Paulo – Unesp, Universidade de São Paulo – USP Centro Paula Souza, Federação Empresarial de Hotéis Restaurantes Bares e Similares do Est. de SP – Fhoresp, Associação Brasileira das Operadoras de Turismo – Braztoa, Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turistico do Estado de São Paulo – Amitesp e Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo – Aprecesp.