Quatorze cozinhas comunitárias comemoram dois anos de funcionamento na cidade – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

junho 21, 2024 Off Por Admin

Cozinha comunitária da Mangueira completa dois anos distribuindo refeições e garantindo a segurança alimentar da comunidade – Roberto Moreyra/SMTE

A primeira cozinha comunitária do Prato Feito Carioca amanheceu nesta sexta-feira (21/6) em festa. E não é para menos: a Cozinha Comunitária Sacode Mangueira completou dois anos de atividades. E, para comemorar, os 280 beneficiários do projeto ganharam, além da refeição, bolo e refrigerante. Além da Renascença e da Mangueira, outras 12 unidades vão comemorar até agosto dois anos de atividades.

Desde o dia 21 de junho de 2022, Alessandra Leite Pereira, de 45 anos, frequenta de segunda-feira a sexta-feira a cozinha comunitária da Mangueira. Lá, no número 1.100 da Rua Bartolomeu de Gusmão, a moradora da comunidade pega refeição para ela e três dos seus cinco filhos.

– O programa é maravilhoso, ajuda muita gente – afirmou Alessandra.

De acordo com o secretário municipal de Trabalho e Renda do Rio, Everton Gomes, a cozinha comunitária da Mangueira tem significado especial, pois, além de ser a primeira do Prato Feito, ela lembra a luta de sua avó para conseguir alimentar a família na comunidade.

– Minha avó morava em um barraco de lata com 22 crianças, na região conhecida como Pedra. Meu pai contava que, aos 7 anos, ele descia o morro para pegar resto de comida. Se, naquela época, tivesse um programa semelhante, meu pai não teria passado tanta dificuldade. Acho que a nossa cidade tem que ser carinhosa, acolhedora e solidária. Espero que, no futuro, todos tenham direito à segurança alimentar e que possam botar o pão na mesa por meio do seu próprio trabalho – disse Everton Gomes.

Mais 12 cozinhas comunitárias serão inauguradas na cidade

Mais 12 cozinhas comunitárias até o dia 5 de julho. Entre elas estão a segunda cozinha comunitária da Mangueira e a do Morro do Tuiuti, em São Cristóvão. O projeto já distribuiu, nas 20 cozinhas comunitárias inauguradas e nas outras 12 em fase de testes, 3,7 milhões de refeições gratuitas às famílias em situação de vulnerabilidade social. E, até o fim do ano, estão previstas mais 23 unidades na cidade.

Marcações: cozinhas comunitárias Programa Prato Feito Carioca segurança alimentar Zona Norte