Programa “Secretarias no bairro” estará no Jardim Novo Eldorado neste sábado (29) – Agência de Notícias

junho 26, 2024 Off Por Admin



26 de junho de 2024

12:43

Por: Evelyn Azevedo

Fotos: Jéssica Palma (Secom) e Serpo

A Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias de Serviços Públicos e Obras (Serpo), do Meio Ambiente, Proteção e Bem-estar Animal (Sema), de Governo (Segov), de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan), de Segurança Urbana (Sesu), de Mobilidade (Semob), mais a Urbes – Trânsito e Transportes e o Saae/Sorocaba, dão continuidade, neste sábado (29), ao Programa “Secretarias no bairro”. A iniciativa acontece das 8h às 14h e, nesta semana, atenderá ao bairro Jardim Novo Eldorado, na Zona Leste da cidade, realizando serviços de zeladoria e outras ações de manutenção.

A ação ocorrerá pelas ruas dos bairros com uma das principais atividades, a coleta de inservíveis, com equipes recolhendo os materiais que podem ser descartados pelos moradores e redirecionados ao destino ambientalmente correto. Somente não são retirados resíduos orgânicos, domésticos e entulho.

Além disso, durante todo o período do programa, a Prefeitura executará serviços de manutenção asfáltica (tapa-buraco); roçagem; capinação em vias; limpeza das áreas públicas; manutenção de playgrounds, academias ao ar livre, praças e parques; manutenção de iluminação pública; sinalização horizontal e vertical nas vias públicas; podas de árvores; manutenção em pontos de ônibus, assim como consertos na rede de água e de esgoto.

Jardins Iguatemi e Leocádia
As equipes municipais estiveram nos bairros da Zona Leste, mais especificamente no Jardim Iguatemi e Jardim Leocádia, no último sábado (22), com a iniciativa “Secretarias no bairro”. A força-tarefa da Semob revitalizou 30 placas de sinalização vertical e aproximadamente 400 metros quadrados de sinalização de solo. A Urbes executou serviços de manutenção como pintura e limpeza de abrigos de ônibus, assim como, a revitalização de cinco legendas “Ônibus” para sinalização de solo.

Ao passo que a Serpo foi responsável por mais de 50 podas, 68 abates de árvores leocenas em área pública, quatro abates de árvores, capinação, limpeza das guias e remoção de entulhos, além do serviço de tapa-buraco, perfilamento da calçada no entorno do Parque Ives Ota e manutenção da ponte.

Na mesma ação, a Sema fez a higienização de 49 contêineres, manutenção de outros quatro e recolhimento de três caminhões de inservíveis e resíduos, decorrente da varrição das áreas. Já o Saae/Sorocaba, prestou serviços de rotina, como roçagem das margens do córrego Iguatemi, conserto e limpezas de bocas-de-lobo e de redes de esgoto.