Profissionais da saúde participam do 1° Encontro de Práticas Integrativas e Complementares no Paço Municipal – Agência de Notícias

junho 15, 2024 Off Por



15 de junho de 2024

15:16

Por: Bruno Rodrigues

Fotos: Secretaria da Saúde (SES)

A Prefeitura de Sorocaba, por mensagem o da Secretaria da Saúde (SES), em parceria com a Comissão de Práticas Integrativas e Complementares (PICS), realizou, nesta sexta-feira (14), no Paço Municipal, o 1° Encontro de Práticas Integrativas e Complementares da rede municipal de Sorocaba.

O Encontro reuniu profissionais da Atenção Primária, Policlínica, Urgência e Emergência, CAPS e residentes da rede municipal. Logo na entrada foram distribuídos sachês de erva baleeira para os participantes, um preparado para escada-pés, que foi entregue por Josafá, um dos pacientes que ajudaram na confecção.

A abertura contou com o coral SUStenido, formado pelas agentes comunitárias da ESF Brigadeiro Tobias. O encontro foi estruturado em forma de mesa redonda e com apresentações da Dra. Elaine Marasca Garcia da Costa, falando sobre história das PICS no Brasil e no mundo, bem como a utilização das práticas como cuidado integral.

Houve também apresentação da fisioterapeuta da equipe multidisciplinar da SES, Jaqueline Rossi Álvares Rodrigues, que abordou sobre a série histórica das PICs no Município de Sorocaba. Na segunda mesa teve apresentação da neuroterapeuta Ana Paula Cardoso, falando sobre autocuidado e autoconhecimento.

O evento foi finalizado com dança circular com a terapeuta psicóloga Ana Maria Cerqueira, que também realizou meditação através da dança,  refletindo sobre as sementes desse dia.