Prefeitura entrega primeiro trecho de obras de duplicação da Avenida Três de Março – Agência de Notícias

junho 23, 2024 Off Por Admin

 

Fotos: Eduardo Santinon

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Centro de Aceleração, Desenvolvimento e Inovação (Cadi), ligado à Secretaria de Administração (Sead) de Sorocaba, neste domingo (23) oficializou a entrega do primeiro trecho das obras de pavimentação e duplicação da Avenida Três de Março, além da nova Avenida José Humberto Urban, ligando essa primeira via ao bairro Jardim do Paço. Na ocasião, um Treinão Solidário, marcou o evento no Alto da ao Vista, com caminhada de três quilômetros e corrida de 5 km, organizado pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS).

A obra, viabilizada por meio de financiamento via Corporação Andina de Fomento (CAF), integra o programa municipal de mobilidade urbana, chamado “Sorocaba Tem Pressa”, que trouxe agilidade às obras em andamento no município e iniciou novos projetos, de modo a conferir mais fluidez ao trânsito em Sorocaba.

As intervenções na Avenida Três de Março, concebidas para serem executadas em duas etapas, têm este primeiro trecho, de 1,5 km de extensão, interligando a Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes até a Via Francisco Roldão Sanches. Houve implantação da duplicação da avenida, com a criação do canteiro central, ciclovia e todo o sistema de drenagem e sinalização. A via já está liberada ao tráfego de veículos.

A segunda etapa da obra, entre a Via Francisco Roldão Sanches até a Rua Quirino de Mello, com extensão de aproximadamente 4 km, trata-se de implantação de pavimentação com toda a infraestrutura de drenagem, iluminação, ciclovia e calçada, além de duas travessias com bueiro em áreas de manancial. Cerca de 80% do pavimento já foi implantado, sendo que ocorre a implantação de travessias sobre córregos, como definições de viário, calçamento e adequações de paisagismo e drenagens, que será precedida da sinalização viária.

A obra toda na Avenida Três de Março é realizada pelo Consórcio Duplicação e Pavimentação Sorocaba (Casamax e Oestevalle), vencedor da licitação e com o valor total do contrato de R$ 45.198.406,29. A duplicação conta com uma área aproximada de 30 mil metros quadrados de pavimentação, 3,6 mil m² de ciclovia e aproximadamente 5 mil m² de calçadas. O contrato iniciou em maio de 2023, com previsão de término até o fim de 2024.

 

Nova Interligação

A Avenida José Humberto Urban passa a ser uma nova interligação viária entre a Avenida Três de Março e a Rua Raquel Jacob, como forma de otimizar o fluxo de veículos nessa região da cidade. A obra é decorrente de medida mitigatória, viabilizada em parceria com a Karvas GRM Incorporadora, em contrapartida aos empreendimentos realizados pela empresa no município, com trabalhos executados pela MGT Bolina.

No total, são 7.066,28 metros quadrados de área pavimentada, além de instalação de cerca de mil metros de rede de drenagem de águas pluviais. Segundo a Secretaria de Mobilidade (Semob), a via permitirá acesso à Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, sendo mais uma opção para o deslocamento de veículos no bairro, para melhorar a fluidez do tráfego, principalmente, nos horários de pico.

 

Treinão Solidário

O Fundo Social de Solidariedade (FSS) e a Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav) apoiaram a realização do Treinão Solidário, cujas provas foram organizadas pelas assessorias e grupos de corrida e caminhada de Sorocaba. A largada ocorreu às 7h, com percurso, inédito, entre a Avenida José Humberto Urban e a Avenida Três de Março, no Alto da Boa Vista, com completa infraestrutura para os atletas.

Para participar bastou doar um cobertor ou uma manta novos ou em bom estado ou, ainda, alimentos não-perecíveis. Todas as doações, destinadas ao FSS, serão posteriormente entregues às famílias em situação de vulnerabilidade no município.

 

Outras melhorias

A Administração Municipal também realizou neste ano a pavimentação asfáltica da Rua Prof.ª Célia Cangro Marques Mendes, importante via alternativa, ligando a Avenida Três de Março ao Jardim do Paço, na Zona Leste da cidade. Também implantou pista “direita livre” na Rua 28 de Outubro, para acessar a Av. Carlos Reinaldo Mendes, em sentido à Zona Industrial.

As obras são executadas, exatamente, prevendo o aumento de fluxo nos próximos anos e, diariamente, outras medidas de mobilidade são realizadas pela Semob, por meio de intervenções de agentes de trânsito para coordenar o fluxo de veículos. O acompanhamento, inclusive, é feito via sistema de videomonitoramento, pela equipe do Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI), a fim de otimizar ações pontuais e ágeis em cada ponto da cidade, inclusive na região do Alto da Boa Vista, assim como alterações no tempo de semáforos.