Prefeitura de Sorocaba programa 40 ações educativas de trânsito para julho – Agência de Notícias

junho 28, 2024 Off Por



27 de junho de 2024

16:48

Por: Eduardo Santinon ([email protected])

Fotos: Arquivo/Secom

Devido às férias escolares, atividades gratuitas para o público vão ocorrer, principalmente, em cruzamentos viários da cidade

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), definiu um calendário contendo 40 ações educativas de trânsito para serem realizadas ao longo do mês de julho, todas elas gratuitas. Elas serão diárias e começam na segunda-feira (1), prosseguindo até o dia 31 do mês. Devido ao período de férias, as ações nas escolas serão substituídas por encenações e blitze educativas nos principais cruzamentos viários da cidade.

Ao todo, serão trabalhadas 14 temáticas: “Faixa Viva – Pedestre na faixa”, “Faixa Viva – Cones”, “Faixa Viva – Entrega de material educativo”, “Faixa Viva – Mímicos”, “Pare, vai com calma! – Cruzamento Seguro”, “Escola do Motociclista”, “Motociclista Seguro – Entrega Segura”, “Trânsito Seguro – Seta”, “Mais respeito, menos infração – Blitz”, “Celular – Emoji”, “Álcool x Direção – Garrafa”, “Limite de Velocidade – Pit Stop”, “Pedale Seguro – Ciclista no trânsito” e “Teatro de fantoches – Xô, acidentes”.

Somente na primeira semana do mês serão dez atividades. Para começar, logo na segunda-feira (1), ocorrem duas delas, para orientar a população sobre o uso correto da faixa de pedestres. “Faixa Viva – Pedestre na faixa” e “Faixa Viva – Entrega de material educativo” prosseguem das 8h30 às 11h30, na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro da cidade.

No mesmo dia, mas das 14h às 17h, terá “Pare, vai com calma! – Cruzamento Seguro”, entre a Avenida Santos Dumont e a Avenida Brasil, assim como na Avenida Ipanema com a Rua Maciel Baião, ambos os pontos na Zona Norte. Durante o tempo fechado do semáforo, na faixa de pedestres, os arte-educadores da Semob alertam os motoristas e os motociclistas sobre o respeito à sinalização de parada obrigatória.

Como ocorre tradicionalmente todos os meses, também estão agendadas apresentação do teatro de fantoches na Biblioteca Infantil (Rua da Penha, 673 – Centro) e na Biblioteca Municipal (Paço Municipal – Alto da Boa Vista), respectivamente nos dias 25 e 26, das 14h às 15h. Desta vez, o tema será “Xô, acidente”, voltada, sobretudo, ao público infantil e com entrada livre.

Antes, porém, e ainda como parte da programação de junho, essa mesma peça de teatro será mostrada nesta sexta-feira (28), das 10h às 11h e das 13h30 às 14h30, exclusivamente para os alunos da Escola Estadual “Baltazar Fernandes”, na Vila Santana.

É possível acompanhar o calendário completo das ações de julho nas mídias sociais da Prefeitura de Sorocaba: @prefeituradesorocaba. O contato com a equipe de Educação para o Trânsito da Semob, inclusive para agendar palestras em empresas e entidades, além de apresentações em escolas, pode ser feito pelo site: www.urbes.com.br. Basta clicar em “Ouvidoria”, selecionar o assunto “Educação para o Trânsito” e em “Abrir Manifestação”, para enviar sua solicitação.