Prefeitura abre vagas para 23 cursos profissionalizantes do setor industrial – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

junho 26, 2024 Off Por Admin

O candidato deve levar documento de identidade com foto- Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

Estão abertas as inscrições para 500 vagas em cursos gratuitos oferecidos pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE) em parceria com a Firjan/Senai. Para se inscrever, é muito simples: basta se dirigir a uma das unidades da Central do Trabalhador espalhadas pela cidade com documento oficial com foto (com número de CPF), comprovante de residência e comprovante de escolaridade.

Em julho, começarão as aulas de formações valorizadas no mercado, como programador Back-End (cujas mensalidades chegam a custar mais de mil reais em escolas privadas) e para editor de vídeo (que será oferecido com carga de 200 horas). Estes e os outros cursos serão oferecidos em diversas unidades da Firjan/Senai espalhadas por toda a cidade, nos turnos da manhã, tarde e noite. Tudo de graça.

Há capacitações para os chamados empregos verdes, como, por exemplo, para instaladores de sistemas fotovoltaicos, que será dada na Firjan/Senai Tijuca. E também são oferecidos cursos para segmentos tradicionais da indústria, como o de soldador de aço carbono (no Senai de Santa Cruz), e para profissões em ascensão na indústria criativa, como o de desenvolvedor de conteúdos para YouTube (Senai/Jacarepaguá).

– Nosso objetivo com a parceria com a Firjan/Senai é promover a capacitação da mão de obra para a indústria de transformação e para a construção civil, vetores fundamentais do desenvolvimento da cidade, mas também para a indústria criativa, que não polui e gera empregos verdes. O Rio, além da onda de empreendimentos imobiliários, verá as construções das novas arenas do Vasco e Flamengo nos próximos anos, que vão gerar milhares de empregos na construção civil -, lembra o secretário de Trabalho e Renda do Rio, Everton Gomes.

Além das 500 vagas que serão abertas, outras 80 estarão destinadas aos beneficiários do Seguir em Frente, programa da Prefeitura do Rio de assistência à população em situação de rua.

Os sete postos da Central do Trabalhador ficam localizados nos seguintes endereços: Centro (Av. Presidente Vargas, 1.997, no CIAD); Campo Grande (Rua Coxilha, s/nº); Engenho Novo (Rua Vinte Quatro de Maio, 931); Ilha do Governador (Estrada do Dendê, 2.080); Jacarepaguá (Av. Geremário Dantas, 1.400, salas 248 e 268, em novo endereço); Santa Cruz (Rua Lopes de Moura, 58) e Tijuca (Rua Camaragibe, 25). Os postos funcionam das 8h às 16h.

Marcações: capacitação Emprego Secretaria Municipal de Trabalho e Renda Vagas