Prefeito abre maior torneio de robótica do mundo e destaca que João a Pessoa é referência para o Brasil

junho 15, 2024 Off Por Admin

Durante a abertura da ‘FIRST® LEGO® League’ (FLL), neste sábado (15), evento que reuniu 250 alunos de escolas municipais, o prefeito Cícero Lucena reforçou a importância do investimento da Prefeitura em robótica – presente em todos os níveis da Educação e que é referência para o Brasil. O gestor acompanhou a competição, que contou com a participação de 50 equipes, no Centro Escolar Municipal de Atividades Pedagógicas Integradoras Arthur da Costa Freire (Cemapi), em Mangabeira.

“A robótica hoje presente na Rede Municipal nos permite receber a visita do presidente mundial da Lego e dizer que João Pessoa é a única cidade do Brasil que usa Lego, usa robótica em todos os níveis. E que o material que hoje é usado aqui é o mesmo que é usado hoje, por exemplo, nos Estados Unidos. Esse é o nosso compromisso, verdadeiramente, de fazer a educação como instrumento de justiça social e de melhoria de vida para as pessoas”, afirmou o prefeito.

A First® Lego® League’ (FLL), conhecida como FLL, é o maior torneio de robótica do mundo e acontece em todos os países desenvolvido pela empresa Lego mundial. João Pessoa recebe o evento pela primeira vez. Os alunos montam maquetes e apresentam trabalhos utilizando robôs, com programação. A secretária de Educação e Cultura do Município, América Castro, disse que o lego é um material pedagógico universal e tem muita importância na aprendizagem.

“Por orientação do prefeito Cícero Lucena, a gente adquiriu essa ferramenta desde a educação infantil, nos anos iniciais. Neste momento aqui, a gente está fazendo uma apresentação para a LEGO, para que os nossos meninos possam participar das outras etapas, a nacional e a internacional. Aqui, a gente tem os voluntários da LEGO, que estão verificando todo o trabalho realizado pelos nossos alunos, os seus projetos, dentro dessas disciplinas”, explicou a secretária.

Kids Games – Mais cedo, o prefeito também conferiu de perto outra iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e Cultura – a Kids Game, que reuniu 1.500 crianças, de 39 escolas municipais, dos seis aos 10 anos de idade, na Vila Olímpica Paraíba, no bairro dos Estados. Os alunos participaram de atividades lúdicas/esportivas, com objetivo de estimular as atividades físicas e promover a interação entre as unidades de ensino.