População aprova força-tarefa contra drogas em São José

junho 19, 2024 Off Por Admin

Cláudio Souza


Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Colaboração da jornalista Paula Paz

A ação conjunta da Prefeitura de São José dos Campos com as forças de segurança para ampliar a conscientização e o combate às drogas, com a entrega de panfletos na entrada e saída de alunos de escolas municipais e estaduais, foi aprovada pela população.

Pais dos alunos elogiaram o trabalho, realizado por equipes de servidores, com apoio da GCM (Guarda Civil Municipal). A ofensiva tem a participação de integrantes do programa São José Unida, com representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Polícia Federal.

“A iniciativa é muito positiva e muito legal”, disse a personal trainer Ana Lúcia Mendonça Marques, que mora no Residencial União, na região sul. “Sempre falo com minha filha de 13 anos sobre drogas, mas é uma questão séria que precisa da união de todos para combatermos este mal.”

Também moradora no bairro, a cabeleireira Thaís Lavínia Monteiro parabenizou a força-tarefa. “Quanto mais conscientização, mais chances temos de evitarmos que as crianças e adolescentes se envolvam com as drogas.”

Conscientização sobre drogas é fundamental | Foto: Adenir Britto/PMSJC

Mais ações

Os materiais de conscientização contra as drogas estão sendo distribuídos para os pais e responsáveis nas portas das escolas, das 12h às 13h. A ação começou na segunda-feira (17) e prossegue até esta quinta (20).

As blitze educativas reforçam o trabalho de prevenção feito pela Prefeitura ao longo do ano, conscientizando pais, crianças e adolescentes e destacando a importância da família na luta contra os males provocados pelas drogas.

Mobilização uniu Prefeitura e forças de segurança | Foto: Adenir Britto/PMSJC

Cuidados constantes

A Prefeitura mantém ações, atividades e eventos, com destaque para palestras e rodas de conversa em escolas, distribuição de panfletos em locais de grande aglomeração de pessoas e caminhadas contra as drogas..

O Programa sobre Drogas é articulado em parceria com os governos do Estado e Federal e os poderes Legislativo e Judiciário, contando com a participação da sociedade.

Os objetivos são articular a política sobre drogas no município, assessorar e acompanhar a implantação e execução dos programas referentes à dependência química, organizar as iniciativas para o funcionamento em rede e oferecer ao cidadão uma ampla cobertura de serviços, desde a prevenção até o tratamento.

São José possui ainda o Conselho Municipal de Atenção às Drogas, com membros da Prefeitura e de outras instituições.

São José Unida

Criado pela Prefeitura em 2017, o programa São José Unida tem como objetivo prevenir crimes e reduzir os índices de violência em toda a cidade.

É integrado pela Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e outros órgãos municipais e estaduais.

As iniciativas das forças de segurança tem auxílio da tecnologia do CSI (Centro de Segurança e Informações), com mais de 1.200 câmeras com reconhecimento facial e tecnologia avançada. Essa colaboração tem garantido a diminuição dos indicadores criminais, como homicídios e furtos e roubos de veículos, e o aumento das prisões.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão