Passeio ciclístico celebra título de Cidade Amiga da Bicicleta

junho 23, 2024 Off Por Admin

Lucas Brito


Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Mais de 50 ciclistas acordaram cedo neste domingo (23) para participar do passeio ciclístico pela Linha verde, promovido pela Prefeitura de São José dos Campos em comemoração ao título de Cidade Amiga da Bicicleta, concedido pela ABCSP (Associação Brasileira de Ciclistas).

Além do passeio, a Prefeitura recebeu uma homenagem no auditório do Centro da Juventude, durante evento que faz parte do Encontro Cicloviário de São José dos Campos, promovido em parceria com a ABCSP,  a Federação Paulista de Ciclismo e a Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Cicloviária do Estado de São Paulo.

De acordo com levantamento feito pela ABCSP, dentre 644 cidades (desconsiderando a capital paulista), São José dos Campos tem o maior sistema de ciclovias do Estado de São Paulo, com 183,7 km de infraestrutura. A previsão é de que a cidade em breve atinja 256 km, com novos investimentos já em execução e outros planejados por diversas regiões da cidade.

“É uma homenagem mais do que merecida, à uma cidade que respeita as bicicletas”, afirmou Jessé Teixeira Félix, presidente da ABCSP.

Quem chega em São José pela primeira vez, se surpreende positivamente com a segurança, infraestrutura e gentileza da população com os ciclistas”, completou.

Jessé Teixeira Félix, presidente da ABCSP | Foto: Adenir Britto/PMSJC

Para José Cláudio dos Santos Facex, presidente da Federação Paulista de Ciclismo, São José dos Campos é um município que respira ciclismo.

“Aqui existe um trabalho de engajamento da cidade com as bicicletas, que apoia os atletas de alto rendimento e também oferece incentivos para que a atividade seja acessível à todos os moradores. É um exemplo para o Brasil.” 

José Cláudio dos Santos Facex, presidente da Federação Paulista de Ciclismo | Foto: Adenir Britto/PMSJC

O Encontro Cicloviário de São José dos Campos tem como objetivo promover, divulgar e defender os meios de transporte à base de propulsão humana, em especial as bicicletas, como opção de locomoção, turismo, trabalho, lazer, saúde e esporte.

Inserida no contexto urbano das cidades, as bicicletas se tornaram alternativas viáveis de mobilidade. Neste sentido, o evento busca incentivar também o uso correto e seguro de bicicletas e triciclos, com debate amplo para desenvolvimento e difusão de opções sustentáveis de locomoção.

Famílias ciclistas

Atletas, amigos e familiares se reuniram no Centro da Juventude para acompanhar a cerimônia e se concentrar para a saída do passeio ciclístico pela Linha verde.

Sami Bueno Ferreira pedalou acompanhado da filha Giovana, de 11 anos:

“Nasci e cresci em São José e nunca vi a Prefeitura tomar tantas atitudes pelos ciclistas como nos últimos anos. A cidade está de parabéns pelas melhorias para todos os esportes”, disse Sami. 

Sami, ao lado da filha Giovana, prontos para o passeio | Foto: Adenir Britto/PMSJC

O casal Gabriela de Paula Priante e Dirceu Júnior também levou a filha para o passeio. A pequena Liz, de 1 ano e 6 meses, desde cedo já despertou a paixão pelas bicicletas.

“Eu e meu marido pedalamos há bastante tempo, e hoje carregamos nossa filha na cadeirinha, ela adora”, afirmou Gabriela.

“Nós moramos perto da Linha Verde e gostamos muito dessa iniciativa, não só pelo transporte público elétrico mas por oferecer às pessoas um espaço onde podem caminhar e pedalar com tranquilidade. Isso é qualidade de vida!”, completou. 

Gabriela junto com a filha Liz, na cadeirinha da bicicleta | Foto: Adenir Britto/PMSJC

São José das Bikes

Neste primeiro semestre de 2024, São José dos Campos teve uma relação muito produtiva com as bicicletas.

Tanto no esporte quanto na mobilidade, a cidade foi referência brasileira ao receber o Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada, construiu uma nova pista de BMX no Parque Industrial aos padrões internacionais de competição e avançou em projetos cicloviários, além de formar parceria com a Receita Federal para a integração de bikes com o sistema de transporte público.

Leia mais:

Brasil vence no Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada

Entrega de Pista de BMX no bairro Parque Industrial, região sul

Bicicletas são integradas ao transporte público da cidade


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida