Parque da Biquinha recebe inscrições para o curso de férias “Um dia de aventura no parque” na próxima segunda-feira (1)

junho 28, 2024 Off Por Admin



27 de junho de 2024

15:37

Por: Mariana Campos

O Parque da Biquinha receberá, na próxima segunda-feira (1), das 8h às 12h, as inscrições para o curso de férias “Um dia de aventura no parque”, que ocorrerá no dia 12 de julho, das 9h às 13h, voltado a crianças de 8 a 10 anos, e no dia 13 de julho, das 9h às 12h, voltado a crianças de 8 a 10 anos e seus familiares. O tema da programação gratuita será “Conhecendo os Anfíbios” e contará com diferentes atividades lúdicas, como oficinas, trilhas e jogos cooperativos.

As atividades são promovidas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), com o objetivo de aproveitar esta época de recesso escolar para ensinar crianças e seus familiares um pouco mais sobre meio ambiente, além de promover a conexão deles com a natureza e o lazer ao ar livre.

A ideia é envolver pais e familiares nas atividades, para que o conceito de lazer saudável seja incorporado nas famílias, proporcionando sensibilização e possíveis mudanças de hábitos nesse período de férias escolares das crianças, que normalmente acabam indo somente a locais fechados. A programação também visa proporcionar as crianças um lazer educativo, estimulando uma infância saudável, por meio de atividades lúdicas que despertam para o protagonismo juvenil e o cuidado com o meio ambiente.

Durante o curso de férias, as crianças terão a oportunidade de conhecer e aprender sobre a diversidade dos anfíbios, diferenciar as espécies, desmistificar lendas e crenças, reconhecendo assim o importante papel ecológico desses pequenos animais nas florestas e, principalmente, nas áreas urbanas.

Os anfíbios desempenham a função de manutenção dos ecossistemas saudáveis, porque são indicadores da qualidade ambiental, pois são muito sensíveis as mudanças no ambiente. Os sapos, rãs e pererecas (anfíbios anuros) controlarem as populações de insetos, como por exemplo o mosquito (Aedes aegypti) que transmite a dengue nas áreas urbanas, uma vez que eles se alimentam deles.

A programação também contará com uma tarefa social de arrecadação de materiais de higiene infantis (shampoo, sabonetes, escovas, pasta de dentes, entre outros), que serão destinadas a entidades cadastradas junto ao Fundo de Solidariedade Social (FSS) de Sorocaba.

As inscrições deverão ser feitas por um responsável na próxima segunda-feira (1), das 8h às 12h, no próprio Parque da Biquinha, com um documento da criança. Serão disponibilizadas 40 vagas, que serão preenchidas por ordem de chegada. O Parque da Biquinha está localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília.