Operação do BRT noturno, iniciada há menos de uma semana, atende desejo antigo de usuários do sistema – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

junho 28, 2024 Off Por Admin

A linha 60 é uma das sete com horário estendido até as 4h – Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio

A operação noturna do BRT ainda não completou uma semana, mas a boa aceitação do serviço já pode ser aparentemente notada, com uma movimentação maior de passageiros principalmente no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, durante a madrugada. Desde sábado (22/6) sete linhas passaram a circular diariamente 24 horas por dia, para atender os passageiros dos quatro corredores: Transoeste, Transbrasil, Transcarioca e Transolímpica. A extensão do horário era uma desejo antigo dos usuários.

Essas sete linhas do BRT tiveram seus horários estendidos, rodando durante toda a noite até as 4h, quando
todo o sistema inicia a operação. São elas:

Transoeste:

Linha 11 (Terminal Alvorada x Santa Cruz)

Linha 17 (Terminal Campo Grande x Santa Cruz)

Linha 22 (Terminal Alvorada x Terminal Jardim Oceânico)

Transbrasil: 
Linha 60 (Terminal Gentileza x Terminal Deodoro)

Linha 80 (Terminal Gentileza xPenha)

Transcarioca:

Linha  38 (Terminal Alvorada x Galeão)

Transolímpica:

Linha 51 (TerminalRecreio x Terminal Deodoro)

Vale lembrar que as linhas 11 (TerminalAlvorada x Santa Cruz) e 38 (Terminal Alvorada x Galeão) só iniciam a operação às 22h.

O intervalo dos serviços noturnos será de até 30 minutos. Como se trata de fase experimental, a operação ainda passa por avaliação diária da demanda para que sejam feitos os ajustes necessários.

Os passageiros devem ficar atentos também porque nem todas as estações estarão abertas na madrugada.  A lista das estações que vão ficar abertas durante a noite toda pode ser consultada nas redes sociais da Mobi-Rio (@brtmobirio).

Desde março de 2021, quando teve início a reconstrução do BRT, 46 estações que estavam fechadas foram reformadas e reabertas, totalizando 120 revitalizadas. Também foram entregues as obras do corredor Transbrasil e dos terminais Gentileza, Deodoro, Magarça e Mato Alto. Além disso, 100% da frota foi renovada. Atualmente, 500 ônibus novos, os “amarelinhos”, estão em operação. O sistema BRT transporta, atualmente,
450 mil passageiros por dia.

Categoria:

  • 27 de junho de 2024
  • Marcações: BRT noturno Cidade sistema BRT transporte público