Meu campus tem: Café com Pinhão – IFSP

junho 25, 2024 Off Por

Projeto do Campus Campos do Jordão valoriza os saberes dos moradores da serra da Mantiqueira

Curtir o clima friozinho de Campos do Jordão é bom, né? E que tal uma boa prosa acompanhada de um cafézinho e pinhão? É assim que é o projeto de extensão do Campus Campos do Jordão do IFSP, que busca valorizar os conhecimentos dos moradores da região da Mantiqueira, com ênfase no Turismo.

Desenvolvido sob a orientação da professora Bruna Mendes, o projeto “Café com Pinhão” mobiliza estudantes a retratar as histórias da vida de moradores da cidade, por meio de entrevistas, feiras de produtores locais e caminhadas turísticas.

Quem conta um pouquinho sobre esse projeto são as alunas Jamile Zanzarini, do curso de Licenciatura em Pedagogia, e Giovanna Ferreira, do curso de Gestão em Turismo:

[vídeo embed]

Nas entrevistas realizadas pelos estudantes envolvidos no projeto, os moradores contam sobre suas memórias e vivências na cidade, falando sobre a infância, as transformações vividas com o passar dos anos e o aumento do turismo local, lugares favoritos e também sobre como vivem e convivem atualmente.

Além desse resgate de memórias, o projeto prestigia os saberes locais por meio de uma feira para que produtores e empreendedores da região exponham e vendam seus trabalhos. Com produtos e serviços que expressam suas habilidades, e que podem ser comprados e aproveitados pelos turistas como lembranças da cidade, os expositores também puderam bater um papo com os visitantes e com os estudantes e servidores do campus, contando um pouco do seu dia a dia e seus trabalhos.

A primeira etapa do projeto culminou com um walking tour, um passeio guiado por um morador chamado Elcio . Passando pelo Horto Florestal de Campos do Jordão, onde ele passou a sua infância, os participantes puderam conhecer de modo privilegiado a história do parque.

Todas as atividades do projeto foram registradas em vídeo e estão publicadas no canal do campus no YouTube. Confira e conheça mais sobre esse interessante projeto, e quem sabe, você faça isso acompanhado por um café com pinhão.