IFSP seleciona pesquisadores para o projeto Articulando-Saberes   – IFSP

junho 21, 2024 Off Por Admin

Ação, coordenada pelo Neabi, promoverá imersão formativa em Moçambique 

O Instituto Federal de São Paulo, em ação inédita, promove a possibilidade de imersão formativa em Moçambique com o objetivo de potencializar futuros projetos de pesquisa e extensão no escopo das relações étnico-raciais e da história e cultura africana e afro-brasileira, conforme Lei n.º 10.639/03. 

Serão selecionados ao menos 12 pesquisadores por meio do Edital n.º 57/2024, que contará com a imersão na Universidade Pedagógica de Maputo, em Maputo, e na Universidade Pedagógica de Púnguè, em Chimoio, região central de Moçambique. As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio do formulário. 

O edital é exclusivo para pessoas negras, considerando seu pertencimento étnico-racial e acúmulo de estudos relacionados às relações étnico-raciais. De acordo com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), a relevância da ação justifica-se, por um lado, pela valorização da trajetória de pesquisadores e pesquisadoras negros em diáspora africana e, por outro, por possibilitar um aprofundamento dos conhecimentos produzidos sobre e no continente Africano.   

Além disso, considerando o princípio na interseccionalidade na construção de políticas públicas voltadas à equidade, o edital prevê pontuações afirmativas para mulheres, pessoas quilombolas, pessoas com deficiência e pessoas trans, configurando-se como iniciativa pioneira na instituição, no sentido de ser o primeiro edital interno a contemplar tamanha abrangência de medidas afirmativas, procurando abarcar corpos dissidentes no âmbito institucional. 

A equipe contará com a coordenação do Neabi e a coordenação do Projeto Articulando-Saberes NEABI/IFSP e Moçambique. a qual esteve em meados de maio de 2024 nas referidas universidades para fortalecer os vínculos institucionais e para planejar as ações para a consolidação do projeto, o qual culminará com a ida dos (as) pesquisadores(as) selecionados (as) por meio do presente edital, os (as) quais terão o compromisso de submeter e executar projetos de extensão, pesquisa e/ou ensino, a partir da vivências e ações realizadas no país africano. 

A imersão acontecerá entre os dias 16 e 25 de setembro, período que será dividido entre as cidades de Maputo e Chimoio. Em ambas, serão realizadas ações formativas, além de atividades socioculturais, previamente pactuadas com as instituições parceiras.  

A ida da equipe de pesquisadores e pesquisadoras acontecerá em articulação  com o “Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul, edição Moçambique”, desenvolvido pelo Ministério de Igualdade Racial (MIR) na Universidade Pedagógica de Maputo na cidade de Maputo. Assim, há a previsão de agendas comuns, pois os (as) estudantes selecionados (as) para o programa e a equipe ministerial estarão no país africano no mesmo período da missão do IFSP/NEABI. 

Os custos de passagens aéreas, hospedagem, seguro-viagem e deslocamentos internos serão custeados pelo IFSP, por meio da emenda parlamentar da deputada federal Luiza Erundina.  

Veja as informações e demais links sobre o processo: 
 Edital n.º 57/2024
Formulário: https://forms.gle/UHSywBVNzumouRdn6 
Tabela de Pontuação: Formulario de Pontuação Edital Moçambique – Planilhas Google 

 

Cronograma 

Publicação do edital: 20 de junho  

Submissão das inscrições: 21 de junho a 27 de junho   

Resultado preliminar: 01 de julho  

Recebimento de recurso: 01 e 02 de julho  

Resultado final: 03 de julho  

Previsão da viagem: 16 a 25 de setembro