Fórum Internacional de Florestas urbanas abre inscrições

junho 26, 2024 Off Por Admin

Paula Pessoa


Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

*Colaborou o estagiário Tiago de Paula

As inscrições para o 4º Fórum Latino-Americano e Caribenho de Florestas Urbanas estão abertas. O evento, que será sediado em São José dos Campos entre os dias 25 e 29 de novembro, busca explorar soluções inovadoras para o futuro das cidades, promovendo a sustentabilidade e a conexão com a natureza.

Pela excelência na gestão do patrimônio arbóreo, São José foi escolhida como a cidade sede do evento, que será realizado com o apoio da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (Sbau), em parceria com a Prefeitura e Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Para se inscrever e garantir presença nesta importante discussão para o bem-estar das comunidades urbanas é necessário preencher um formulário online no site do evento.

Reconhecimento Internacional

São José dos Campos recebeu, pelo quinto ano consecutivo, o selo do programa Tree Cities of the World, organizado pela FAO e Fundação Arbor Day. Foram contempladas 167 cidades do mundo.

O programa foi iniciado em 2019. No país, apenas São José e Campo Grande receberam o reconhecimento nas quatro edições. Nesta edição, além das duas, outras 18 são brasileiras.

O reconhecimento internacional evidencia o trabalho de São José na gestão das árvores urbanas, realizado por meio do programa Arboriza São José, que reúne um conjunto de ações para a modernização e preservação do patrimônio arbóreo, como plantio de mudas, diagnóstico preventivo das árvores localizadas em vias públicas, emissão de laudos, cadastramento digital do patrimônio arbóreo, capacitações técnica e educação ambiental, além da completa digitalização e integração de banco de dados sobre o tema, incluindo a possibilidade ao cidadão em acessar todas árvores cadastradas no portal Geosanja.

Selos e prêmios

Além disso, durante a semana do meio ambiente, no início do mês de junho, São José dos Campos recebeu, pelas mãos do Governador Tarcísio de Freitas, o prêmio Governador André Franco Montoro, em reconhecimento a outros dois projetos inovadores: Reflorestamento urbano (floresta urbana), com o Parque Santa Julia e Proteção da biodiversidade, com o Programa Primatas de São Francisco Xavier.

E ainda, pelo segundo ano consecutivo, o selo “Cidade Amiga das Árvores”, por conta do trabalho feito pela preservação do verde urbano e em prol da sustentabilidade e conservação da arborização brasileira, referente às ações realizadas durante o ano de 2023.

Saiba mais:

Dia do Meio Ambiente: S. José é premiada por ações ambientais

S. José conquista selo internacional por excelência na arborização

São José inova como cidade sustentável e resiliente em 2023

São José irá sediar Fórum Internacional de Florestas Urbanas


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade