Favela com Dignidade chega ao Terreirão, no Recreio dos Bandeirantes – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

junho 28, 2024 Off Por Admin

O Favela com Dignidade já promoveu 27 ações comunitárias conjuntas, com mais de 41 mil atendimentos – Divulgação/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Ação Comunitária, leva, dia 29/06, o programa Favela com Dignidade ao Terreirão, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste. A ação integrada, com a presença de secretarias e órgãos municipais e estaduais, acontecerá das 9h às 15h, na Rua HW 19, próximo à Associação de Moradores da Vila da Amizade.

– O Favela com Dignidade facilita o acesso da população aos principais serviços prestados pela prefeitura para melhorar as condições de vida em favelas e comunidades -, afirma a secretária de Ação Comunitária, Marlí Peçanha.

Além dos serviços que serão oferecidos durante a ação comunitária, a prefeitura já iniciou algumas intervenções para a melhoria da qualidade de vida na região. Entre elas, a manutenção do sistema de iluminação, operação caça fios, com a retirada de fios soltos e sem uso, reposição de asfalto, implantação de placas de estacionamento, pintura de quebra-molas, desobstrução de bueiros com substituição de tampas, limpeza de ruas e capina. Os trabalhos estão sendo realizados pela Rioluz, Secretaria Municipal de Conservação, CET-Rio e Comlurb.

Implantado em 2021, o Favela com Dignidade já promoveu 27 ações comunitárias conjuntas, com mais de 41 mil atendimentos diretos.

Serviços que serão oferecidos:

Secretaria de Saúde – Vacinação contra covid 19, Influenza, Hepatite B e dT (Difteria e tétano), orientações com a equipe de saúde bucal sobre a higiene oral, divulgação e orientação sobre os males do tabagismo, orientações sobre os cuidados para prevenção de arboviroses (dengue, zika, chikungunya), saúde da mulher, planejamento familiar, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e distribuição de preservativos masculino e feminino.

Secretaria de Habitação – Inscrições no Programa Minha Casa Minha Vida.

Secretaria de Assistência Social – Atendimento técnico com orientações para o acesso a programas, projetos e benefícios socioassistenciais. Orientações para agendamento do Cadastro Único e consulta ao número do NIS.

Secretaria de Educação – Oferta de vagas em creches, Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) e em escolas, além de vagas para o Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA). Orientações sobre matrícula e sobre o acompanhamento pedagógico dos alunos da rede, busca ativa de alunos, oficina de leitura e contação de histórias.

Secretaria de Cidadania | Procon Carioca – Atendimento ao consumidor: reclamações de consumo por cobranças indevidas, produtos com defeitos, renegociação de dívidas, serviços com má qualidade e demais problemas de consumo.

Fundação Leão XIII – Isenção para a 2ª via de certidões de óbito, nascimento, divórcio e casamento. Habilitação para casamento comunitário.

Secretaria da Mulher – Serviços de extensão de cílios e oficina de confecção de bijuterias

Secretaria de Cultura – Contação de histórias, jogos lúdicos, colagens, pinturas e espaço de leitura (disponibilidade de libras)

Secretaria de Ciência e Tecnologia – Dia da Cidadania Digital: auxílio para a população buscar serviços e direitos na internet, além de plataformas como o portal Gov.br.

Secretaria de Transportes – Informações sobre obtenção de cartão de idoso, de pessoas com deficiência e demais consultas, além de orientação sobre os transportes na região.

Secretaria de Esportes – Aulão de Zumba.

Secretaria da Pessoa com Deficiência – Orientação sobre os direitos das pessoas com deficiência e divulgação dos serviços realizados nos Centros Municipais de Referência da Pessoa com Deficiência.

Fundação Parques e Jardins – Distribuição de mudas de plantas e orientações sobre como preservá-las.

IplanRio – Suporte de TI para os órgãos que participarão do evento.

CET-Rio – Distribuição de material educativo e realização de jogos infantis.

Defesa Civil– Orientações sobre casas seguras e sobre o agendamento de vistorias.

Categoria:

  • 28 de junho de 2024
  • Marcações: Ação Comunitária Favela com Dignidade recreio dos bandeirantes zona oeste