Curso gratuito de futebol de mesa em Campo Grande abre inscrições – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

junho 28, 2024 Off Por Admin

Campo Grande sediará, no dia 13 de julho, o curso teórico-prático “Iniciação ao Futebol de Mesa”. A capacitação é promovida pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até a data de início do curso (clique aqui para se inscrever).

A capacitação é voltada a acadêmicos e profissionais de Educação Física do município e região. O workshop terá como ministrante Hélder Rafael Dias, atleta de futebol de mesa e atual presidente da Fefumems (Federação de Futebol de Mesa de Mato Grosso do Sul). 

O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, destaca que o futebol de mesa é mais do que uma atividade recreativa. “É uma ferramenta de desenvolvimento social e educativo. Queremos que essa modalidade chegue a mais pessoas, promovendo não só a prática esportiva, mas também a integração e o aprendizado de valores importantes como respeito e trabalho em equipe”.

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, o futebol de mesa desempenha papel crucial na interação entre gerações. “O futebol de botão ele ainda é visto como uma brincadeira, o curso é importante para desmistificar isso, apresentar o futebol de mesa como um esporte de rendimento que tem toda a sua estrutura de clubes, atletas, federações, campeonatos nacionais”.

“O objetivo do curso é capacitar professores e profissionais de educação física para a prática do futebol de mesa enquanto esporte de rendimento, com objetivo de aumentar a oferta da modalidade nas escolas e apresentar uma alternativa saudável e acessível de prática desportiva a crianças e adolescentes. É a primeira vez que realizaremos esse workshop em parceria entre a federação e o Governo do Estado”, enfatiza Hélder Rafael.

O conteúdo do curso abrange os seguintes temas: história de criação do futebol de mesa; organização do desporto no país e no mundo; regras oficiais; aspectos éticos aplicados à modalidade; benefícios da prática do futebol de mesa; diferenças técnicas entre materiais; técnicas e táticas aplicadas ao jogo.

Os participantes receberão certificados com carga horária de 10 horas ao final do curso. A emissão será feita através da plataforma online de cursos, disponibilizada pela parceria entre Fundesporte e Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul).

O curso será realizado no Centro de Referência de Esporte e Cultura Escolar (antiga Escola Estadual Riachuelo), situado na Rua 11 de Outubro, 220, bairro Cabreúva, em Campo Grande. As aulas teórico-práticas acontecerão das 7h às 17h no sábado (13). Clique aqui e se inscreva.

Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Foto: Arquivo/Fundesporte