Cata-Treco recolhe mobiliário e eletroeletrônicos na residência das pessoas mediante solicitação

junho 30, 2024 Off Por Admin

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) é comprometida com a proteção ao meio ambiente e, para mitigar o descarte irregular de itens como mobiliário e eletroeletrônicos, recolhe os itens na residência das pessoas mediante solicitação. O serviço Cata-Treco coleta gratuitamente materiais de médio porte sem uso, como colchões, camas, armários, sofás, aparelhos de TV ou geladeiras.

Para o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, é inadmissível o descarte de materiais nas calçadas, vias ou terrenos. “Considerando que o transporte de itens inservíveis de médio porte para descarte pode ser difícil para algumas pessoas, a Emlur oferece o serviço gratuitamente, como medida de incentivo à sustentabilidade”, comenta.

A enfermeira Landaci Barbosa precisou se desfazer de um colchão de casal e procurou o serviço. “Eu fiz o agendamento pelo aplicativo e a equipe veio buscar na minha casa. O Cata-Treco é importante porque possibilita que a gente possa jogar fora algo, sem precisar pagar um frete, que não sabemos onde vai despejar o material”. Ela enviou uma televisão para a assistência técnica duas vezes, mas já decidiu que, se o aparelho quebrar novamente, vai procurar o Cata-Treco para fazer o descarte.

Ilicitude – O superintendente da Emlur enfatiza que o descarte de resíduos nas ruas – a exemplo de mobiliário ou equipamentos eletrônicos – é um ato ilícito e punível com multa, conforme dispõe o Código de Posturas do Município de João Pessoa. “Se alguém verificar esse tipo de conduta, pode fotografar e enviar à Emlur, por meio de nossos canais de atendimento”, afirma.

Eletrônicos – Segundo Ricardo Veloso, o Cata-Treco também auxilia o desenvolvimento da política de logística reversa, disposta no Decreto nº 10.240/2020, que regulamenta a Lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010). A legislação determina que é obrigação dos fabricantes e revendedores de produtos eletrônicos receber os materiais sem serventia e dar destinação ambientalmente adequada.

A Emlur recebe os eletroeletrônicos pelo Cata-Treco e também em dois pontos de descarte físicos: sede da Emlur – Avenida Minas Gerais, 177 – e no Centro-Dia, localizado em frente ao Parque Arruda Câmara (Bica).

Os equipamentos recebidos são recolhidos pela Associação Brasileira de Reciclagem de Eletrônicos e Eletrodomésticos (Abree), que os encaminham aos polos de desmontagem e mineração dos materiais, os quais são usados como matéria-prima para as indústrias.

Como ter acesso – A população pode entrar em contato com a Emlur para solicitar o Cata-Treco pelos telefones 3213-4237 e 3213-4238 e pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’. Outra opção é pelo site da Prefeitura de João Pessoa, na plataforma Prefeitura Conectada. Os meios de acesso são os mesmos para quem quiser denunciar o descarte irregular de resíduos.