Campus Sorocaba ganha sede definitiva – IFSP

junho 24, 2024 Off Por

O lançamento da pedra fundamental da nova sede aconteceu hoje (24), com a presença de gestores, estudantes, servidores e autoridades

Cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (24), marcou o lançamento da pedra fundamental da sede definitiva do Campus Sorocaba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Na ocasião, também foi assinada a ordem de serviço para o início das obras.

Gestores, servidores, estudantes e autoridades se reuniram em frente ao local onde o prédio será erguido para celebrar o início da concretização de um sonho que já dura 10 anos. “Chegou o tão esperado momento de consolidarmos o Campus Sorocaba”, declarou o diretor-geral da unidade, Denilson Mirim. 

A nova estrutura vai ser construída em terreno doado pela prefeitura, com investimento inicial de R$ 20 milhões em recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. A primeira fase da obra contemplará um prédio de administração, dois blocos de sala de aula, totalizando 20 salas, além de refeitório e biblioteca. 

Presente na solenidade, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Marcelo Bregagnoli, afirma que o novo PAC tornou possível a otimização de recursos e esforços para a efetivação das obras da nova sede do campus. “Uma sede definitiva é sempre algo glorificante. Com essa nova unidade, nós vamos promover a ampliação e a melhoria do ensino em Sorocaba e região”. 

Funcionando atualmente em um dois espaços, um deles cedido pela UFSCar e o outro pelo governo estadual, o Campus Sorocaba conta com 100 servidores e cerca de 1000 alunos. Com a construção da nova sede, essa capacidade deve dobrar. “Para nós do IFSP, realizações como essa nos dão cada vez mais a certeza de que estamos no caminho certo, buscando atender cada vez mais e melhor toda a população do estado com ensino público, gratuito e de qualidade”, celebrou o reitor, Silmário dos Santos. 

A previsão é que as obras de construção da sede definitiva sejam concluídas em menos de um ano; já a consolidação do novo campus, com pleno funcionamento, deve levar de 24 a 30 meses para ocorrer. A estudante do 1º ano do curso técnico integrado em Administração Maria Eduarda Marçal dos Reis conta que as expectativas pelo novo espaço estão altíssimas. “O entusiasmo está lá em cima, e nós do primeiro ano esperamos ainda usufruir das novas instalações”. 

Além de Denilson, Silmário e Bregagnoli, estiveram presentes na cerimônia os pró-reitores do IFSP Bruno Luz e Edmur Tonon, os diretores-gerais de Jundiaí e São Roque, Karina Strangueto e Frank Carvalho, o ex-reitor Eduardo Modena, os vereadores de Sorocaba Iara Bernardi, João Donizetti e Fernanda Garcia, e o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, na ocasião representando o prefeito da cidade, Rodrigo Manga.