Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite termina nesta sexta-feira

junho 14, 2024 Off Por Admin

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite termina nesta sexta-feira (14) e a Prefeitura de João Pessoa alerta os pais e responsáveis por crianças menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) para prevenção com a vacina que protege contra paralisia infantil. A Pólio é altamente contagiosa e é uma doença causada pelo poliovírus selvagem, que pode levar a uma paralisia irreversível (geralmente das pernas) ou até a óbito, quando a paralisia atinge os músculos respiratórios.

“A campanha segue até esta sexta-feira, sobretudo, faremos também uma mobilização no sábado em diversos serviços da rede municipal, com intuito de garantir essa assistência das crianças, para os pais e responsáveis que, por ventura, ainda não levaram seus filhos a uma sala de vacina para tomar a dose da gotinha”, alertou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.

“Orientamos os pais que estejam sempre com a caderneta de seus filhos atualizadas, que se atentem principalmente aos prazos contidos nas cadernetas para o retorno, quando houver a necessidade de completar algum esquema vacinal”, completou o coordenador.

Novas normas – A realização desta campanha neste momento é de suma importância, uma vez que o Brasil se encontra em processo de transição para a substituição das duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) para um reforço com vacina inativada poliomielite (VIP). Essa medida será adotada no segundo semestre de 2024, a partir de então, o esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com VIP.

Durante a campanha, as crianças de um a quatro anos devem ser vacinadas indiscriminadamente com a vacina oral poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido o esquema primário de três doses com VIP. Aquelas menores de um ano deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal atual para o esquema primário (três doses da vacina inativada poliomielite — VIP).

As vacinas VIP e VOP são diferentes entre si. Embora as duas imunizem contra a poliomielite, a VIP é injetável, com três cepas, poliovírus 1,2 3, feita apenas com partículas do vírus, enquanto a VOP, que é a de gotinhas, é feita com o vírus enfraquecido, com duas cepas, polivírus 1 e 3.

Esquema vacinal contra Pólio – A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. A vacina contra a Poliomielite é composta por três doses aos 2, 4 e 6 meses de vida, conforme o Calendário Nacional de Vacinação, além das doses de reforço aos 15 meses e 4 anos de idade.

Locais de vacinação em João Pessoa nesta sexta-feira (14):

Unidades de Saúde da Família (USFs)

Vacinas de Campanha (Poliomielite, Dengue, Covid-19 e Influenza) e do Calendário de Rotina

Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)

*exceção: Alto do Céu II, Cidade Verde e Jardim Planalto.

Policlínicas Municipais

Vacinas de Campanha (Poliomielite, Dengue, Covid-19 e Influenza) e do Calendário de Rotina

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Home Center Ferreira Costa

Apenas as vacinas de Campanha (Poliomielite, Dengue, Covid-19 e Influenza)

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)

8h às 16h (sábado)

Shopping Sul

Apenas as vacinas de Campanha (Poliomielite, Dengue, Covid-19 e Influenza)

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)                    

10h às 16h (sábado)

Shopping Tambiá

Apenas as vacinas de Campanha (Poliomielite, Dengue, Covid-19 e Influenza)

Horário: 12h às 20h (de segunda a sexta-feira)

9h às 16h (sábado)

Vacinação Domiciliar

Agendamento: (83) 98645-7727 – (Apenas whatsapp)

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)