Campanha Junho Violeta combate violência contra idosos

junho 13, 2024 Off Por Admin

Cláudio Souza


Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos possui uma ampla rede integrada de prestação de serviços, apoio, proteção e defesa dos direitos das pessoas idosas, envolvendo diversas secretarias municipais.

Neste mês, a administração municipal está realizando a campanha Junho Violeta, de conscientização e combate á violência contra as pessoas idosas. Em São José, o mote é “Dê Voz ao Respeito. Proteja os Direitos dos Idosos.”

O objetivo da campanha e das ações da Prefeitura, que se estenderão por todo o ano, é criar uma consciência de que existe violência contra os idosos, como maus-tratos e abusos, e disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.

Sensibilização

Neste sábado, 15 de junho, será realizado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

Ao longo de todo este mês, as Casas do Idoso estão promovendo ações de conscientização e sensibilização.

Nesta quarta-feira (12), foi realizada na Casa do Idoso Centro apresentação da Oficina de Teatro com frequentadores da unidade, com o tema “Negligência Também é Violência”.

Nesta sexta-feira (14), a partir das 8h, as Casas do Idoso Sul e Leste promoverão caminhada e alongamento, com os frequentadores vestindo camisetas brancas simbolizando a paz e o combate à violência.

A Casa do Idoso Norte terá na próxima segunda-feira (17), às 9h30, roda de conversa, teatro e ações de reflexão com o tema “Dignidade Com a Pessoa Idosa”.

Na próxima quarta-feira (19), a partir das 8h, haverá caminhada no Parque Vicentina Aranha, com frequentadores das Casas do Idoso Centro, Sul, Leste e Norte.

Rede de proteção

A rede integrada de prestação de serviços, apoio, proteção e defesa dos direitos dos idosos envolve diversas secretarias municipais, com ações ao longo de todo o ano.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, mantém a Assessoria de Política e Direitos dos Direitos dos Idosos.

Os Creas (Centros de Referência Especializados de Assistência Social) atuam quando os direitos das pessoas idosas são violados, garantindo assistência aos idosos e ás famílias.

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa é atuante e desenvolve ações em parceria com a Prefeitura.

Existem várias formas de envelhecimento e todas devem ser valorizadas e respeitadas. Cuidar, respeitar e amar os idosos e lutar contra a violência causada a eles é dever e responsabilidade de todos nós.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão