Banda Cabelo de Milho comanda último Museu Vivo Junino

junho 29, 2024 Off Por

Avelino Israel


Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O Museu do Folclore de São José dos Campos encerra, neste domingo (30), o Museu Vivo Junino, onde o público poderá participar de uma genuína vivência da cultura popular regional, desfrutando do clima de uma das festas mais tradicionais do Brasil. A atividade acontecerá na área externa do museu, das 14h às 17h.

A atração musical será a Banda Cabelo de Milho, criada em 1996 e formada pelos músicos Nilton Blau (canto, viola, cavaquinho e violão), mestre Kardec Gonzaga (acordeon e gaita), Natanael Du, Rafael Silva e Denilson de Paula (percussão).

O grupo promete uma sonoridade única e muita interatividade com o público, com ritmos conhecidos das festas juninas e canções autorais, oferecendo um momento de encontros, de cantos e sorrisos.  

Bolinho caipira

Rosangela faz bolinho caipira | Foto: Divulgação

Na culinária, a paranaense Rosangela Maria Machado, 60 anos, fará um dos quitutes mais procurados nesta época do ano, o bolinho caipira, receita que ela confessa ser o seu forte na culinária. “Eu aprendi a fazer bolinho caipira com uma amiga da minha irmã” explica.

Rosangela conta que aprendeu a cozinhar quando trabalhou como doméstica e hoje faz caldinhos, vaca atolada e outros pratos salgados, além de doce de leite e arroz doce. Ela mora há 25 anos no bairro rural Pau de Saia, na região norte da cidade.

Artesanato

Marisa aprendeu com a mãe | Foto: Divulgação

“Quando eu era criança ficava embaixo da mesa da máquina de costura da minha mãe, costurando os detalhes dos panos e tecidos para ela”, recorda a piauiense e educadora Marisa Sirqueira da Silva, 52 anos, outra participante do Museu Vivo deste domingo.

Marisa aprendeu o artesanato pela vivência com sua mãe, Maria do Socorro, a Nazaré, que durante a infância compartilhava com os 7 filhos (naturais e adotivos) os fazeres da vida simples.

Marisa se considera uma artista e nunca para, mesmo cuidando dos 2 filhos e trabalhando como educadora. Vive para cima e para baixo com suas sacolas repletas de feltros, tecidos, agulhas e linhas porque sempre que pode para fazer alguma arte.

Gestão

Instalado no Parque da Cidade desde 1997, o Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo gerido pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

 

  • Museu do Folclore de SJC
  • Olivo Gomes, 100 – Santana
  • (12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354
  • museudofolclore.org


MAIS NOTÍCIAS

Fundação Cultural Cassiano Ricardo