APAE ganha nova sede com 2.200 m² de área construída – Prefeitura Municipal de Ubatuba

junho 17, 2024 Off Por

A cidade de Ubatuba celebrou um marco importante para a inclusão e o atendimento às pessoas com deficiência intelectual e múltipla do município: a inauguração da nova sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), no bairro da Estufa II. A cerimônia de entrega do prédio foi realizada na tarde da última sexta-feira, dia 14.

Os alunos assistidos pela APAE, acompanhados de seus familiares, foram os grandes protagonistas da inauguração. A nova instalação, com 2.200 m² de área construída e estrutura moderna e acessível, foi muito elogiada pelo público presente e será referência em todo o Litoral Norte e Vale do Paraíba.

“Hoje comemoramos dois grandes feitos: um é a inauguração da sede e o outro é a união de pessoas, entidades e empresas que tornou essa importante construção uma realidade”, discursou o presidente da APAE de Ubatuba, Candido de Moura.

Com investimento de aproximadamente R$ 5 milhões, fruto de emenda parlamentar, verbas do próprio município e, principalmente, de doações e arrecadações de eventos, a nova instalação tem capacidade para atender até 300 alunos.

“A estrutura ficou muito bonita e me deixa tranquila saber que meu enteado será muito bem cuidado e atendido aqui”, destacou Sulamita Rodrigues, que mora do bairro Cachoeira dos Macacos, na região Oeste, e fez questão de ir prestigiar a inauguração.

Estrutura

O novo espaço está equipado com 10 salas de aula, uma clínica, um centro de convivência, piscina, refeitório e auditório. O prédio fica na Estrada Benedito Alves da Silva, na Estufa II.

Além de ampliar e melhorar os serviços oferecidos, a sede proporcionará mais conforto e oportunidades de desenvolvimento aos assistidos.

“Ubatuba conta agora com uma instituição de grande magnitude e qualidade. Muito nos enobrece e incentiva a continuar esse árduo trabalho. Poucas APAEs têm uma estrutura como essa, que será referência para todos”, ressaltou o vice-presidente da Federação das APAEs do Estado de São Paulo (FEAPAES/SP), Manoel Braga, que esteve presente no evento de inauguração do prédio.

Novos projetos

Após a inauguração, o presidente da APAE anunciou que os próximos projetos da Associação será a construção, no mesmo terreno, de uma quadra e de uma “Casa Lar”.

“Precisamos de um espaço voltado para abrigar nossos alunos em casos de necessidade, como por exemplo, o falecimento de seus cuidadores”, explicou Moura sobre o projeto Casa Lar, que deverá ter um espaço de acolhimento para o público feminino e masculino.