Ambulatório de Infectologia terá horário estendido para testes rápidos – Prefeitura Municipal de Ubatuba

junho 26, 2024 Off Por

Como parte da campanha “Julho Amarelo” – mês de prevenção das hepatites virais – o Ambulatório de Infectologia de Ubatuba, da Secretaria Municipal de Saúde, preparou ações para intensificar as testagens rápidas e gratuitas da população contra HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

Na primeira semana do mês, de 1º a 5 de julho, o Ambulatório terá seu horário de funcionamento estendido até às 19h. Além dos testes rápidos, a unidade de saúde também fará avaliação da Carteirinha de Vacinação (checagem das doses) e aplicação da vacina contra Hepatite B, para quem estiver com atraso no cronograma de vacinação.

O teste rápido será feito por uma pequena picada no dedo da mão e o resultado concluído em poucos minutos. Em caso positivo, o paciente será direcionado para tratamento adequado. A campanha é aberta a toda população.

Ao longo do mês, o tema hepatites virais será debatido em todos os grupos de pacientes da Atenção Básica, como gestante, diabéticos, hipertensos, entre outros. As equipes de saúde também terão uma programação diferenciada, que será divulgada nos próximos dias.

Ambulatório de Infectologia

O Ambulatório de Infectologia funciona durante todo o ano, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com testagens até às 16h. A unidade fica na rua Antônio da Silva Ballio, nº 44, no bairro Umuarama. Mais informações pelo telefone (12) 3832-5353.

Sobre as hepatites

As hepatites virais são infecções que acometem o fígado, causadas por vírus classificados como A, B, C, D e E. Por serem doenças silenciosas, com poucos sintomas na fase inicial, diagnosticar requer ações constantes, como a campanha do “Julho Amarelo”.

As formas de contágio são diversas e podem ser por contato com água e alimentos contaminados, sexo desprotegido, transmissão materno-infantil, compartilhamento de objetos para uso de drogas e até mesmo falta de esterilização em materiais de manicure, tatuador, dentista, entre outros serviços que não obedeçam às normas de biossegurança.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. A recomendação é para que toda pessoa seja testada pelo menos uma vez na vida. Se houver suspeitas da doença, a pessoa deve procurar rapidamente a UBS mais próxima da sua residência.