Agência Minas Gerais | Uemg publica edital do vestibular para cursos de graduação a distância

junho 19, 2024 Off Por Admin

A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) publicou nesta terça-feira (18/6) o edital do Vestibular Uemg/EaD 2024 com oportunidades para os cursos de graduação na modalidade a distância.

O processo seletivo conta com 680 vagas em três cursos gratuitos: licenciatura em Pedagogia, licenciatura em Letras/Libras/Língua Portuguesa e suas Literaturas e bacharelado em Administração Pública.

A seleção será realizada em etapa única, com caráter classificatório e eliminatório, por meio de Avaliação Curricular do Ensino Médio, considerando as notas de Língua Portuguesa e Matemática.

O edital prevê reserva de vagas para o Programa de Seleção Socioeconômica da Uemg (Procan), Inclusão Regional e candidatos surdos, com diferentes categorias e percentuais. Detalhes sobre os critérios de cada categoria, documentos necessários e cronograma completo estão disponíveis no edital, no site do vestibular.

O curso de Pedagogia, oferecido pela unidade acadêmica de Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), possui 150 vagas distribuídas nos polos presenciais de Abaeté, Carandaí, Frutal, Nanuque e Taiobeiras, cada um com 30 vagas.

O curso de Letras/Libras/Língua Portuguesa e suas Literaturas, por sua vez, é oferecido pela Faculdade de Educação (FaE) e possui 210 vagas distribuídas nos polos presenciais de Águas Formosas, Belo Horizonte, Buritis, Conselheiro Lafaiete, Frutal, Joaíma e Poços de Caldas, cada um também com 30 vagas.

Já o curso de Administração Pública, da Faculdade de Políticas Públicas e Gestão de Negócios (FaPPGeN), conta com 320 vagas nos polos de apoio presenciais em Buritis, Cambuí, Divinópolis, Ibirité, Ipanema, Jaboticatubas, Leopoldina e Poços de Caldas, cada um com 40 vagas.

As vagas deste processo seletivo são provenientes do Edital 9/2022, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que possibilita a parceria da Uemg com os polos de apoio presenciais da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Para a pró-reitora adjunta de Graduação, professora Welessandra Benfica, o Vestibular EAD reforça o compromisso da Uemg em contribuir para a formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento e a integração dos setores da sociedade e das regiões de Minas Gerais.

“Em função de sua estrutura multicampi e de sua missão integradora dos territórios mineiros, a Uemg utiliza o ensino a distância de modo a possibilitar maior capilaridade e propagação de suas ações no âmbito da graduação, pós-graduação e extensão em Minas Gerais”, afirma.

Reserva de vagas

Das 680 vagas oferecidas pelo Vestibular EAD 2024 da Uemg, 50% vão ser oferecidas na modalidade de ampla concorrência, 45% serão destinadas ao Programa de Seleção Socioeconômica (Procan) e 5% à Inclusão Regional. A definição consta na Resolução 623, de 22/4 deste ano, do Conselho Universitário (Conun).

Entre as vagas reservadas para o Procan, 21% são reservadas para candidatos negros; 3% para quilombolas; 3% para indígenas; 2% para ciganos; 16% para candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas; e 5% para pessoas com deficiência.

Com exceção da última categoria, todos os candidatos devem ter cursado integralmente o ensino médio em escolas públicos e precisam comprovar renda familiar bruta, por pessoa, igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Também haverá reserva de vagas para a Inclusão Regional, categoria que contempla pessoas que vivem em Minas Gerais e tenham cursado, integralmente, o ensino médio em instituições de ensino públicas, das redes municipal, estadual ou federal, sediadas no estado.

Para o curso de Letras/Libras/Língua Portuguesa e suas Literaturas, metade das vagas será reservada a candidatos surdos ou com deficiência auditiva. Essa reserva de vagas vai ser aplicada concomitantemente com as demais modalidades.

No Vestibular Uemg/EAD 2024, haverá uma taxa de inscrição de R$ 80, que deve ser paga até o dia 31/7. Candidatos pelo Procan e Inclusão Regional podem solicitar a isenção entre os dias 24/6 e 8/7; o período também se estende à reserva de vagas para pessoas com deficiência auditiva, no curso de Letras/Libras/Língua Portuguesa e suas Literaturas.