Agência Minas Gerais | Plataforma traz informações sobre drogas e serviços de auxílio a usuários em Minas

junho 27, 2024 Off Por Admin

O Governo de Minas lançou duas plataformas com informações sobre drogas, seus efeitos e danos, que também reúnem detalhamentos dos serviços disponibilizados pelo Estado aos dependentes químicos e seus familiares. O serviço foi disponibilizado nesta quarta-feira (26/6), Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas.

O Sistema Mineiro de Informações sobre Drogas (Sismid) é uma inciativa da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que vai funcionar como uma espécie de repositório de informações de alta credibilidade e, também, evidências científicas, para consultas em geral sobre o tema.

Quem navegar pelo site do Sismid (www.sismid.seguranca.mg.gov.br) vai encontrar cartilhas que poderão ser compartilhadas pela rede parceira de apoio a dependentes químicos e estudos científicos que envolvem a temática álcool e outras drogas.

Lá também constará um detalhamento, em formato de mapa, de mais de mil pontos de auxílio para usuários e seus familiares, realizados pelo Governo do Estado e pela rede privada parceira.

O atendimento do Centro Estadual de Referência em Álcool e Drogas (Cread), disponibilizado via WhatsApp, também está contemplado na plataforma, que tem um botão de acesso rápido para esse atendimento especializado realizado pela equipe de psicólogos e assistentes sociais da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod), da Sejusp. 

Para saber mais sobre esse serviço, clique aqui.

Informação com credibilidade

Uma iniciativa nas redes sociais, chamada de “Tamo Junto, Minas”, também está no ar e pretende produzir conteúdos sobre o tema álcool e drogas de forma descomplicada, confiável e rápida.

Um perfil no Instagram e outro no Tik Tok (ambos @tamojuntominas) trarão posts com informações sobre as consequências do uso de álcool e outras drogas, além de insights sobre auxílios que os mineiros poderão contar nessa luta contra a dependência.

“Em tempos de fake news e informações sem credibilidade na rede, o perfil do ‘Tamo Junto, Minas’ quer ser uma fonte de informação com credibilidade e evidência na internet. Esperamos atingir um grande número de pessoas, especialmente, jovens”, destaca a subsecretária de Políticas sobre Drogas da Sejusp, Fabiane Oliveira.

Tanto o Sismid quanto o perfil do “Tamo Junto, Minas” pretendem ser uma estratégia do Estado para a prevenção do uso abusivo de álcool e outras drogas, a partir da sensibilização para o tema.

As aplicações também representam avanços na disponibilização de informações de qualidade sobre o assunto, com fontes confiáveis e evidências científicas, que poderão ser base para o público interessado no tema e, também, pesquisadores.

Parceria Governo e UFMG

As duas plataformas são fruto da parceria entre o Governo de Minas e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que atua conjuntamente com o Estado na qualificação do atendimento do usuário de drogas e seus familiares.

Para o professor da Faculdade de Medicina da UFMG Frederico Garcia, o Sismid é uma importante ferramenta de educação, orientação e divulgação científica.

“Além de trabalhar em rede, aportando várias visões sobre a questão sobre drogas, O Sismid permitirá ao cidadão comum se atualizar no que há de mais inovador sobre o tema. Esperamos que este trabalho de curadoria pela UFMG torne esta ferramenta pública ainda mais poderosa”, reforça Frederico Garcia.