Agência Minas Gerais | Meio Ambiente realiza Dia de Campo em Nova União com ações voltadas ao agroprodutor

junho 15, 2024 Off Por Admin

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) realizou na quinta-feira (13/6), na propriedade rural Rancho da Lua, Dia de Campo. No evento foram demonstradas ações socioeconômicas e de regularização ambiental desenvolvidas pelo órgão no âmbito do Programa de Regularização Ambiental – PRA Produzir Sustentável. Cerca de cem pessoas participaram do evento, entre produtores rurais, representantes de sindicatos, prefeituras, dentre outras.

Por meio do Programa, o IEF doa mudas e oferece assistência técnica às propriedades participantes. “O Rancho da Lua foi escolhido por ter sido agraciado com projeto do IEF em Sistemas Agroflorestais (SAFs). Além da restauração de áreas, o trabalho desenvolvido na propriedade tem o objetivo de aumentar a renda para o produto”, explica o analista ambiental do Instituto, João Paulo Sarmento.

As ações contam com o apoio financeiro do Plano de Ação Territorial Espinhaço Mineiro (PAT EM) na aquisição de espécies frutíferas e produtivas, além de insumos. “A propriedade em que realizamos a ação hoje tem produção de mel, em que se priorizou a melhoria do espaço para atividade, selecionando espécies frutíferas para esse fim, além do plantio de café, abacate e maracujá e a conservação e recuperação das áreas naturais”, afirma Sarmento.

Dia de Campo

 

O Dia de Campo teve como objetivo proporcionar aos produtores rurais o conhecimento sobre as iniciativas em curso na região, melhorando as condições das propriedades, promovendo a garantia das seguranças hídrica, alimentar e econômica. Outras duas propriedades de Nova União também desenvolvem ações com SAFs e também contam com apoio do PAT EM.

A atividade contou com palestras sobre o SAFs e sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), ministradas pela equipe do IEF. Os proprietários também visitaram áreas em que  são desenvolvidos os sistemas agroflorestais. Destaque para a palestra “Experiências Práticas com Produção Sustentável”, ministrada pelo representante do Instituto Tiradentes, de Goiás.

PRA

O Programa PRA – Produzir Sustentável, é a estratégia do IEF para, junto dos parceiros, promover a implementação da regularização ambiental de propriedades rurais em Minas Gerais e também da Política Estadual de Florestas e Biodiversidade de Minas Gerais.

O Dia de Campo teve o apoio das prefeituras de Nova União e Taquaraçu de Minas, além de diversas outras entidades parceiras.