Agência Minas Gerais | Governo de Minas inaugura Unidade de Prevenção à Criminalidade em Teófilo Otoni

junho 27, 2024 Off Por Admin

Nesta quarta-feira (26/6), a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em colaboração com a Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, inaugurou a Unidade de Prevenção à Criminalidade da 15ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp) e o lançamento do Programa Selo Prevenção Minas.

Realizado em parceria com os municípios, o programa é uma iniciativa pioneira do Governo de Minas para fortalecer as ações direcionadas à redução e prevenção da criminalidade e violência. Essa ação oferece suporte técnico e metodológico, formações especializadas, integração dos órgãos estratégicos locais e incentivo à mobilização social. O programa é voltado para todos os mineiros interessados nesta especialização.

Em Teófilo Otoni, o programa iniciará com o eixo “Certifica”, que inclui a elaboração de um Diagnóstico Municipal de Segurança Cidadã e a implementação de um Plano Municipal de Segurança Pública e Prevenção à Criminalidade, por meio da recém-criada Comissão Municipal de Prevenção à Criminalidade. Nos demais municípios da 15ª Risp, as atividades serão gradualmente ampliadas conforme os diferentes eixos do programa.

O subsecretário de Prevenção Social à Criminalidade, Matuzail Martins da Cruz, participou da inauguração e pontuou a contribuição que a política de prevenção pode levar a Teófilo Otoni. “É muito importante inaugurar essa unidade, é uma forma de se falar de segurança pública com a participação de todos”,  ressaltou. 

Durante a cerimônia, houve a assinatura simbólica do Termo de Cooperação Técnica entre a Sejusp e a Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni. O documento estabelece diretrizes, responsabilidades, direitos e obrigações para a execução conjunta do Programa Selo Prevenção Minas no município.