Agência Minas Gerais | Governo de Minas atrai investimento de R$ 50 milhões para Uberaba

junho 30, 2024 Off Por Admin

Confirmando seu compromisso com o desenvolvimento econômico do estado de gerar cada vez mais oportunidades para o povo mineiro, o Governo de Minas concretizou a atração de mais um grande investimento privado de uma multinacional, desta vez para Uberaba, no Triângulo Mineiro.

O município vai receber uma unidade da Oxbo do Brasil Equipamentos Agrícolas, empresa com base na Holand e presente em países como Estados Unidos, França e Reino Unido, conforme anúncio realizado nessa terça-feira (25/06), no Centro Administrativo de Uberaba.

Ao todo, o investimento será de R$ 50 milhões, com a geração de 70 empregos diretos para os mineiros. A empresa vai construir uma unidade de produção de colheitadeiras agrícolas que vai contar com a implementação dos processos de manufatura (solda, pintura e montagem), a nacionalização de máquinas agrícolas e o lançamento de novos produtos.

O investimento só foi possível graças à atuação do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e sua agência vinculada Invest Minas.

“Costumo dizer que o melhor programa social é a geração de empregos. E, com a chegada da Oxbo, mais uma vez o Governo de Minas cumpre com a sua missão de melhorar a qualidade de vida da população, com a criação de oportunidades de trabalho e renda”, afirmou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

A escolha

A definição por Uberaba veio após um longo processo, iniciado ainda em novembro de 2021. Na ocasião, o gerente da Invest Minas, Henrique Tavares, e o analista da Agência, Miller Gazolla, foram apresentados à Oxbo e começaram as tratativas.

“Começou em novembro de 2021, o que demonstra a importância da continuidade do trabalho da Invest Minas, da manutenção do relacionamento com a empresa e do entendimento de que, às vezes, certas decisões demandam um longo prazo. Então, é com muita satisfação que chegamos nessa data”, ressaltou Tavares.

Gerente-executivo da empresa no Brasil, Leonir Vargas Belarmino destacou o trabalho em conjunto com a Invest Minas. “O papel da Invest Minas foi muito importante, já que a agência nos apresentou as opções do estado. Também atuou em reuniões junto com prefeituras, nos mostrou áreas, e, a partir daí, conseguimos chegar a este momento”.

Quem tem motivos para comemorar é a gerente de compras Camila Leite Lopes Pereira, a primeira colaboradora contratada pela empresa em Uberaba. “Sou de Uberaba e a primeira funcionária com base aqui. Pretendo apoiar a Oxbo na contratação de novos fornecedores da região. Por isso, estou muito feliz por ter participado desse processo”, celebrou.

A empresa

A Oxbo se desenvolveu ao longo de décadas com a participação de várias empresas que se fundiram, incluindo a Ploeger, Byron, Pixall, Korvan, FMC, Bourgoin, PMC e BCMH. O grupo internacional possui cerca de 1.300 funcionários, em dez instalações de fabricação e vários locais para serviços diretos, vendas de peças, bem como redes paralelas de revendedores. A Oxbo do Brasil tem uma fábrica em Cruz Alta (RS) e um centro de distribuição de peças e serviços, em Patos de Minas.